terça-feira, 30 de junho de 2020

Há 35 anos: Moura e Bastinhas mano-a-mano em Cascais na 2ª Corrida do CDS



Faz hoje 35 anos. Moura e Bastinhas defrontaram-se mano-a-mano na Monumental de Cascais na 2ª Corrida do CDS

Foi há 35 anos, num domingo, 30 de Junho de 1985. Duas das maiores figuras de sempre do toureio a cavalo, João Moura e o saudoso e eterno Joaquim Bastinhas, defrontaram-se mano-a-mano na desaparecida Monumental de Cascais naquela que foi a 2ª Corrida do CDS.
O programa anunciava-os assim: "A Arte e a Juventude dos únicos cavaleiros do mundo que tourearam seis toiros numa só corrida". Era, "finalmente, o mano-a-mano que a aficion desejava".
Foi uma corrida que ficou na História. Pegaram em solitário os Amadores de Santarém, então capitaneados por Carlos Grave e lidaram-se seis toiros de Ernesto de Castro.
A praça de Cascais, denominada Monumental "José Pessoa", era na altura gerida por uma aficionadíssima comissão da Santa Casa da Misericórdia.

Cartaz Acervo de Fernando Pereira/Tauromaquia Portuguesa/Facebook

Toureiros e Forcados amanhã em Elvas a defender a Tauromaquia


Toureiros e Forcados marcam presença amanhã em Elvas para defender a Tauromaquia no dia em que vai reabrir a fronteira com Espanha

As associações de Toureiros e de Forcados estão a convocar os seus associados para que marquem presença amanhã à entrada do Castelo de Elvas, onde vão decorrer as cerimónias de reabertura da fronteira com Espanha, com a presença dos Chefes de Estado dos dois países, Marcelo Rebelo de Sousa e o rei D. Filipe e dos primeiros-ministros António Costa e Pedro Sánchez.
“Mesmo sendo em cima da hora era bom estarmos presentes para continuarmos a ser vistos e reivindicarmos aquilo a que os nossos governantes nos têm vindo a privar, medidas de retoma da actividade iguais aos restantes sectores culturais. Devermos estar as 10h00 junto à entrada do Castelo de Elvas. É importante a presença de todos os que se puderem juntar. Deveremos ter especial atenção ao distanciamento social e ao uso de máscara”, apela em comunicado a Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF).
Diogo Durão, presidente da ANGF, confirmou a sua presença em declarações ao site tauronews.com: “Embora seja um dia de trabalho normal e numa altura em que precisamos todos de trabalhar, espero que os que são profissionais do sector da tauromaquia estejam presentes”. E acrescentou: “Os Forcados, embora sejam amadores, vão estar presentes”.
Também Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros, referiu ao mesmo site: “Já convoquei todos os profissionais a estarem presentes pelas 10h15 ao pé do Castelo de Elvas. Eu vou estar presente e acredito que os toureiros também vão, afinal temos que continuar a lutar pela tauromaquia!”.

Foto D.R.

As delícias de amanhã, 4ª feira, no "Solar das Carnes" (Odivelas)


JÁ REABRIMOS AO PÚBLICO (50%)
e também em TAKE-AWAY

AMANHÃ, 4ª feira 
no “Solar das Carnes” (Odivelas)

MÃO DE VITELA COM GRÃO
e COSTELETAS DE PORCO
À SALSICHEIRO

E também todos os dias 
Grelhados de Carne e Peixe!

Marque já a sua mesa:
936 864 602 ou 212 482 119



Emiliano Gamero chega amanhã a Portugal



O rejoneador mexicano Emiliano Gamero, primeira figura do seu país, chega amanhã a Portugal e participa no dia 11 em Estremoz na grande corrida de reabertura mundial da Cultura Tauromáquica

Emiliano Gamero, primeira figura do rejoneio do México, chega amanhã a Portugal e terá o seu quartel-general no Redondo, na herdade de João Anão Madureira, seu apoderado, onde já se encontra desde o início do ano a quadra de cavalos que utilizará esta temporada em Portugal e Espanha.
O toureiro mexicano participará no próximo dia 11 de Julho na grande corrida de reabertura mundial da Cultura Tauromáquica na praça de toiros de Estremoz, uma louvável promoção do empresário Luis Miguel Pombeiro, em que vai alternar com os cavaleiros lusos Rui Salvador, António Brito Paes, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Parreirita Cigano.
Pegam os grupos de forcados Amadores de Arronches e Amadores Académicos de Elvas (concurso de pegas) e lidam-se toiros da emblemática ganadaria Vinhas, na comemoração dos 70 anos da sua fundação.
Os bilhetes para esta histórica corrida estão à venda desde ontem e podem ser adquiridos ou reservados através do telem. 914 094 038.

Fotos D.R.

Covid-19: mais 8 mortos e 229 infectados, 80% na Região de Lisboa e Vale do Tejo


O número de mortos e infectados por coronavírus voltou a aumentar esta terça-feira em Portugal
No Boletim Epidemiológico da DGS verifica-se um aumento de 8 mortes nas últimas 24 horas, sendo que o total de óbitos desde o início da pandemia é agora de 1.576.
No número de infectados verificou-se um aumento de 229 de segunda para terça-feira. Dos novos casos de infecção por covid-19 detectados, 80% ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo. O número total de infectados em Portugal é agora de 42.141.
O número de casos recuperados subiu 300, sendo agora o total de 27.505.
Entretanto, a imprensa noticia hoje a existência de um surto de coronavírus detectado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. 11 médicos e 8 enfermeiros desta unidade de saúde testaram positivo para a covid-19. Este foco teve início no serviço de Medicina Interna.
Também 12 doentes que estavam no Hospital Egas Moniz acusaram positivo para a infecção pelo novo coronavírus.

Fonte: "Correio da Manhã"/DGS

Luis Godinho, director do "Diário do Alentejo": "É tempo de Graça Fonseca deixar a cultura em paz"



Intitulado "Demissão!", reproduzimos aqui na íntegra e com a devida vénia, o Editorial de Luis Godinho, director do semanário "Diário do Alentejo", na última edição do jornal

Demissão!

Luis Godinho

O velho pescador cubano - Santiago, de seu nome - está há vários meses sem conseguir pescar um único peixe, apesar de todos os dias sair para o mar. "Era um velho que pescava sozinho num esquife na corrente do Golfo e saíra havia já por oitenta e quatro dias sem apanhar um peixe". Quando a sua sorte muda, um enorme espadarte morde o isco e arrasta o barco para alto mar, para longe, cada vez mais longe, da costa. Santiago conseguirá capturar o animal mas será subjugado pelo destino no decurso do longo regresso a casa.

"O Velho e o Mar" é uma ode poética à coragem humana, um dos mais comoventes romances de Ernest Hemingway. Valeu-lhe o prémio Pulitzer em 1953. No ano seguinte seria distinguido com o Nobel da Literatura. "O Velho e o Mar". Li-o pela primeira vez ainda adolescente. Era, aliás, um dos livros de leitura obrigatória no secundário - não sei se continuará a sê-lo. "Por Quem os Sinos Dobram" - um relato impressionista da guerra civil espanhola - é outra das obras que me tem acompanhado ao longo da vida. "Se era assim, bem, era assim. Mas que lei me obriga a aceitar isto? E nunca pensei que pudesse sentir o que estou agora a sentir. Nem que isso me pudesse acontecer". O livro é de 1940. E, três anos depois, ainda Hitler dominava boa parte da Europa, Sam Wood adaptava-o ao cinema, num belíssimo filme com Gary Cooper e Ingrid Bergman.

"O Velho e o Mar", com o pescador Santiago, e "Por Quem os Sinos Dobram", a trágica história do americano Robert Jordan por terras de Espanha, integrado nas brigadas internacionais que resistem ao avanço das tropas fascistas de Francisco Franco... até ao início da pandemia era este o meu conhecimento - muito limitado, reconheço - da obra de Ernest Hemingway. E eis que com a covid-19, o confinamento e as compras online, lá surge por inesperada obra do acaso a oportunidade de uma leitura de toda a obra - ficção, não ficção, contos e pequenas histórias - de um dos mais marcantes escritores do século XX, em novas edições da Livros do Brasil. "Às vezes, a verdadeira vitória não se pode mostrar, nem a verdadeira coragem é tão visível ou evidente quanto se pensa”. Hemingway.

Foi assim, como que por acaso, que descobri a genialidade de obras como "Ilhas na Corrente" (1970) ou "Na Outra Margem, Entre as Árvores" (1950), além, é claro, de "Fiesta - O Sol Nasce Sempre" (um romance de 1926 centrado nas festas de Pamplona) e de "Verão Perigoso" (1960), livro que resulta de uma encomenda da revista "Life" que lhe atribuiu a missão de narrar os acontecimentos extraordinários do verão de 1959, quando dois dos mais célebres toureiros de todos os tempos - António Ordóñez e Luís Miguel Dominguín - se defrontaram nas arenas de Espanha.

Claro que Graça Fonseca, a senhora que está como ministra da Cultura, não deverá apreciar a obra de Hemingway. Mas sendo ministra, e da Cultura, não é aceitável que continue a tentar impor os seus preconceitos. A tauromaquia é uma arte, tutelada enquanto tal pelo Ministério da Cultura. O Campo Pequeno abriu para deixarmos o pimba em paz. Também é tempo de Graça Fonseca deixar a tauromaquia, e já agora o mundo rural, e já agora a cultura, em paz.

* O semanário "Diário do Alentejo" é o único jornal público do país, propriedade das 13 Câmaras Municipais do Baixo Alentejo

Foto D.R./"DA"

Levesinho rende Pessoa de Carvalho na presidência da APET



O acto eleitoral será esta sexta-feira e é já um dado adquirido que Ricardo Levesinho será o novo presidente da APET, sucedendo ao longo reinado de Paulo Pessoa de Carvalho

A Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) terá na próxima sexta-feira, dia 3 de Julho, em Vila Franca de Xira, a sua Assembleia-Geral, durante a qual se realizarão as eleições para os novos corpos directivos.
Paulo Pessoa de Carvalho (foto ao lado), não se recandidata à presidência e o seu sucessor será Ricardo Levesinho (foto de cima), candidato da única lista que foi apresentada e de que fazem parte também Rafael Vilhais e Margarida Cardoso (Toiros & Tauromaquia), entre outros.
A APET foi fundada em 2003, tendo sido seus principais impulsionadores os saudosos empresários Manuel Gonçalves e António Manuel Cardoso "Nené", sendo Carlos Pegado o primeiro presidente da associação. 
Pessoa de Carvalho sucedeu-lhe há catorze anos e recorda assim o seu longo reinado: "Foram 14 anos que mais pareceram 28!", confessou há momentos ao "Farpas", confirmando que não se recandidata.
"A sucessão foi acordada, abro a porta ao novo presidente e acredito que Ricardo Levesinho pode prosseguir todo o trabalho que eu fiz e dar até uma nova dinâmica à APET", acrescenta.

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus/Arquivo

"CM" recorda: Madalena Iglésias, "Rainha da TV e da Tourada"



A revista "Domingo" do "Correio da Manhã" recordou esta semana o dia em que a famosa Madalena Iglésias foi aclamada na praça de toiros de Salvaterra e participou nas cortesias

A foto é do veterano repórter Corrêa dos Santos (ao lado, com Miguel Alvarenga), foi republicada anteontem na revista "Domingo" do "Correio da Manhã" e retrata a participação da popular cantora Madalena Iglésias (1939-2018) nas cortesias de uma corrida de toiros em Junho de 1965 na praça de Salvaterra de Magos e onde aparece a cavalo e trajada a rigor, recolhendo os aplausos do público, ao lado de Luis Miguel da Veiga
O jornal refere tratar-se de uma Corrida da TV em que a cantora foi a convidada de honra e a foto de Corrêa dos Santos, agora recordada na edição do passado domingo da revista semanal do "CM" foi, ao tempo, capa da revista "Rádio & Televisão".
"Em tempos difíceis para as artes, incluindo a tauromaquia, é oportuno lembrar uma tradição cultural portuguesa", lê-se na revista "Domingo" em referência à foto da "Rainha da TV e da Tourada".
Caso sério de popularidade nos anos 60, Madalena Iglésias venceu em 1966 o Festival RTP da Canção com "Ele e Ela", um êxito ainda hoje cantado por diversas bandas nacionais como a "Entre Aspas" e a "Ala dos Namorados".

Fotos Corrêa dos Santos/"Domingo/CM" e Maria Mil-Homens

Anti-taurino Peter Janssen preso na Holanda por atear fogo a cinco camionetas de um matadouro

Câmaras de vigilância permitiram identificar Peter Janssen como
autor do incêndio em cinco camionetas de um matadouro na Holanda.
O anti-taurino acabou por sofrer queimaduras ao ser atingido pelas
chamas que ele próprio ateara
2 de Junho de 2016, quando Peter Janssen saltou à arena do Campo
Pequeno, sendo de imediato retirado da praça por Rui Bento, Juan
Andrés Hermoso de Mendoza e Francisco Palha, entre outros. Em
baixo, detido pela Polícia espanhola depois de ter saltado à arena
da Monumental de Madrid


Peter Janssen, o anti-taurino que costuma saltar às arenas em protesto contra as corridas de toiros, foi preso na Holanda depois de incendiar cinco camionetas de um matadouro e acabar por sofrer queimaduras, atingido pelo próprio fogo que ateou

Procurado pelas autoridades espanholas por diversos delitos, o holandês Peter Janssen, que nos últimos se celebrizou por protagonizar em praças de toiros de todo o mundo, incluindo a de Lisboa, actos de protesto contra a Tauromaquia, foi preso no seu país natal depois de ter ateado fogo a cinco veículos pesados de um matadouro na localidade de Ermelo, segundo informa a edição digital da revista "Jara y Sedal".
O acto teve lugar no passado dia 27 de Maio e as câmaras de vigilância gravaram as imagens de um homem que se aproximou das camionetas com duas latas de gasolina, regando-as e ateando-lhes fogo, acabando ele próprio por ser atingido pelas chamas, sofrendo queimaduras.
A investigação policial arrastou-se por dois meses e as imagens permitiram às autoridades identificar o autor como sendo o activista animalista Peter Janssen, que foi detido esta semana.
Pertencente ao grupo radical Vegan Strike Group, que é financiado por dinheiros holandeses, Peter Janssen tem 34 anos e nos últimos tempos tem sido protagonista de acções de protesto contra as corridas de toiros, saltando a várias arenas de todo o mundo com os dizeres "Basta de Tortura" desenhados no corpo.
Em 2 de Junho de 2016 saltou à arena do Campo Pequeno, onde foi de imediato retirado da praça pelo então gestor taurino da Monumental de Lisboa, Rui Bento e pelo cavaleiro Francisco Palha e por Juan Andrés Hermoso de Mendoza, irmão do rejoneador Pablo Hermoos de Mendoza, entre outros.

Fotos Revista "Jara y Sedal", Carlos Silva e D.R.

Ontem, 2ª feira: 6.944 leram o "Farpas"



Visualizações de páginas de hoje
1 122
Visualizações de página de ontem
6 944
Visualizações de páginas no último mês
259 699
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
28 922 555

Feijoada à Transmontana e Carapaus Grelhados amanhã, 3ª feira, no "Solar das Carnes" (Odivelas)


JÁ REABRIMOS AO PÚBLICO (50%)
e também em TAKE-AWAY

AMANHÃ, 3ª feira 
no “Solar das Carnes” (Odivelas)

FEIJOADA À TRANSMONTANA
e CARAPAUS GRELHADOS

E também todos os dias 
Grelhados de Carne e Peixe!

Marque já a sua mesa:
936 864 602 ou 212 482 119


Espanha: primeiras corridas pós-desconfinamento serão em Julho em Ávila



Uma semana depois da reabertura mundial da Cultura Tauromáquica, que ocorrerá a 11 de Julho nas praça portuguesa de Estremoz, a temporada é também retomada em Espanha com duas corridas e um espectáculo de recortadores nos dias 17, 18 e 19 na praça de Ávila (fotos), na comunidade autónoma de Castilla e León.
A empresa Promociones Artísticas Culturales de Guadalquivir, liderada pelo empresário José Montes, anunciou hoje os cartéis. No dia 17, sexta-feira, será um festejo de recortadores; no sábado, 18, com toiros de Vellosino, actuam os matadores "Finito de Córdoba", López Simón e Calita; e no domingo, 19, lidam-se toiros de Adolfo Martín e actuam os matadores Morenito de Aranda, Octávio Chacón e Manuel Escribano.
De acordo com as novas medidas impostas pela Junta de Castilla e León pela pandemia do coronavírus, a praça pode ter uma ocupação de 75% da sua lotação.

Fotos D.R.

Não perca tempo! Garanta já o seu bilhete para a histórica corrida que reabre a nível mundial a Cultura Tauromáquica!



Não perca tempo! Compre já os seus bilhetes para a grande corrida de toiros que no próximo dia 11 de Julho em Estremoz marca o regresso mundial da Cultura Tauromáquica

Já pode desde hoje, através do telem. 914 094 038, fazer a reserva ou a compra antecipada dos seus bilhetes (individuais, de família ou coabitantes) para a grande corrida de toiros internacional que no próximo dia 11 de Julho reabre a nível mundia a Cultura Tauromáquica na praça alentejana de Estremoz - uma louvável e exemplar organização do empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas).
Esta histórica corrida, sob o lema "Resistiremos!", com os apoios da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) e da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), tem um cartel composto pelos cavaleiros lusos Rui SalvadorAntónio Brito PaesJoão Moura CaetanoManuel Telles Bastos e Parreirita Cigano e pelo rejoneador mexicano Emiliano Gamero, primeira figura do seu país.
Um aliciante concurso de pegas será desputado pelos grupos alentejanos Amadores de Arronches e Amadores Académicos de Elvas, respectivamente comandados por Manuel Cardoso e Luis Machado.
Lidar-se-ão seis toiros da emblemática ganadaria Vinhas, na comemoração dos 70 anos da sua fundação.
A organização garante que serão escrupulosamente respeitadas e cumpridas as normas de segurança impostas pela DGS no combate ao vírus da Covid-19. Todos os espectadores deverão usar máscara e respeitar o distanciamento social.

Foto M. Alvarenga

Covid-19: mais 4 mortos e 266 infectados (225 na Região de Lisboa e Vale do Tejo)


Depois de ontem se ter registado o maior número de infecções e de mortes desde 8 de Maio, Portugal registou nas últimas 24 horas, mais quatro mortes e 266 novos casos de infecção por covid-19. Ao todo, contam-se 41.912 infectados e 1.568 óbitos.
Segundo o boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS), morreram quatro pessoas em Portugal nas últimas 24 horas, três na Região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Norte. O total subiu para 1.568 óbitos desde o início da pandemia, a 2 de Março, com o número de infectados a aumentar para 41.912.
As vítimas mortais tinham todas mais de 70 anos. São três mulheres (duas com mais de 80 anos) e um homem, também no escalão etário mais elevado para efeitos de estatística, segundo o boletim da DGS.
Dos 266 novos casos registados nas últimas 24 horas, 225, cerca de 85% do total, foram contabilizados na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Há, também, mais 31 doentes hospitalizados, aumentando para 489, mas o número de doentes em Unidades de Cuidados Intensivos caiu de 75 para 71 (menos quatro) nas últimas 24 horas.

Fonte: "Jornal de Notícias"/DGS

João Pedro Bolota cancela temporada em Tomar



Praça de toiros de Tomar sem corridas em 2020

De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia, proprietária da praça, o empresário João Pedro Bolota (Aplaudir) tomou a decisão de cancelar a temporada, para a qual estavam previstas duas corridas, na praça de toiros de Tomar.
Em declarações ao "Farpas", João Pedro Bolota (foto) justificou a decisão de não realizar este ano nenhuma corrida em Tomar pela "situação que se vive no país e a fim de assegurar a saúde e o bem estar de todos, preferindo retomar a actividade em força e em circunstâncias normais no próximo ano".
Estavam projectadas para a praça de Tomar duas corridas de toiros, uma das quais (no primeiro fim-de-semana de Agosto) de homenagem ao grande forcado Fernando Hilário e que seria transmitida pela RTP.
João Pedro Bolota decidira já também não realizar este ano nenhuma corrida na Monumental do Montijo, de que é gestor em sociedade com Abel Correia.

Fotos M. Alvarenga

Morreu o toureiro cómico venezuelano Over Fresneda Franco "El Índio Veloz"




Vítima de prolongada doença, morreu o mais célebre toureiro cómico da Venezuela, Over Fresneda Franco, conhecido por "El Índio Veloz", que foi um exímio acrobata e no seu tempo deliciou tudo e todos não só no seu país como também em inúmeras actuações além-fronteiras.
Era pai do antigo matador de toiros "Gitanillo de América", actual presidente da União de Toureiros Colombianos, diestro que recebeu a alternativa a 26 de Outubro de 1985 em Santa Maria de Bogotá, apadrinhado por "Niño de la Capea", com o testemunho de "Espartaco" (pai e filho na foto de cima).
Que em paz descanse.

Foto D.R.