terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

A pega dos Amadores de Beja ontem no festival de Huelva

Miguel Alvarenga - Nuno Vitória foi o autor da brilhante pega, ao primeiro intento, realizada ontem pelo Grupo de Forcados Amadores de Beja no festival de Huelva (Espanha) ao novilho-toiro de José Luis Pereda que abriu praça e foi lidado pelo rejoneador Andrés Romero - a sorte foi brindada ao empresário/apoderado António Nunes.

O valoroso forcado esteve muito bem a citar, vistoso e alegre, templando com arte e valor a investida do oponente e fechando-se com decisão, sendo muito bem ajudado pelos companheiros, que demonstram coesão e prontidão a ajudar a consumar a pega.

O público que enchia a praça de Huelva vibrou com a intervenção do grupo de forcados de Portugal, que ontem iniciava a temporada de comemoração do 15º aniversário da sua fundação (ao tempo capitaneado por Manuel Almodôvar, hoje por Miguel Sampaio).

Andrés Romero não cortou orelhas por o novilho ter tardado a cair e no final foi ovacionado nos médios, sem se lembrar de chamar o forcado. No final, contudo, o público despediu os Amadores de Beja com uma calorosa ovação.

Os sites espanhóis (não será defeito, é feitio...) deram pouco ou nenhum destaque à actuação brilhante dos Amadores de Beja. O "Farpas" faz justiça - aqui ficam as fotos da sequência da pega de Nuno Vitória.

O matador David de Miranda sagrou-se máximo triunfador do festival a favor da Hermand de Nuestra Señora del Rocío, cortando as duas orelhas ao novilho-toiro de Albarreal - a que desenhou a faena da tarde.

O resultado final do festival foi este: Andrés Romero foi ovacionado; Morante de la Puebla cortou uma orelha; Juan Ortega escutou ovação; David de Miranda cortou duas orelhas; Pablo Aguado foi ovacionado; e o novilheiro sem picadores García Palacios, ainda verde para um "campeonato" de figuras como foi este, mostrou vontade, mas falta-lhe traquejo. Não matou o novilho, que acabou ser apuntilhado pelo bandarilheiro desde um burladero.

Lidaram-se novilhos-toiros de José Luis Pereda (primeiro, segundo e quinto) e de Albarreal/Domecq (terceiro, quarto e sexto).

Fotos M. Alvarenga













Francisco M. Cortes faz prova de praticante no sábado de Páscoa em Santo Aleixo

Francisco Maldonado Cortes (na foto com seu pai e seu avô,
os cavaleiros Francisco Cortes e Mestre José M. Cortes) faz a
prova de praticante no sábado de Páscoa em Santo Aleixo

A jovem e dinâmica empresa Toiros com Arte, de Jorge DiasSamuel Silva, divulgou hoje o cartel do festival taurino de beneficência que leva a efeito no sábado de Páscoa, 8 de Abril, na praça alentejana de Santo Aleixo - no qual, revela em comunicado, se celebrará "um momento especial e um marco no caminho profissional de um jovem cavaleiro que tem dado cartas e tem mostrado que ser toureiro é o seu sonho! Francisco Maldonado Cortes terá neste dia, em Santo Aleixo, a sua prova de praticante".

Ao lado deste jovem cavaleiro estarão os consagrados João Moura, Francisco Cortes, João Moura Caetano e Manuel Telles Bastos.


Serão lidados cinco novilhos-toiros de diferentes ganadarias - Sommer D'Andrade, Murteira Grave, Gregório de Oliveira, São Martinho e Irmãos Moura Caetano.


Como anunciado anteriormente os dois grupos de forcados em praça serão os vencedores do Concurso de Pegas que se realiza a partir das 9h30 na praça de toiros de Santo Aleixo.


Foto Lobov_photography/@Francisco M. Cortes





19 de Março em Santarém: a primeira grande corrida do ano!

Bilhetes à venda:


Ticketline - https://bit.ly/3lo10Bv

Posto de Turismo de Santarém 

das 9h00 às 18h00 de segunda a sexta- feira

 Sábados e Domingos das 09h00 às 16h00 

Campo Pequeno 

(bilheteiras do Centro Comercial), 

das 10h00 às 22h00 de segunda a sexta-feira

- Informações em: 914 094 038


Morante: o génio inicia temporada hoje em Huelva

Triunfador máximo das últimas temporadas em Espanha, Morante de la Puebla, o génio do toureio a pé, inicia esta tarde em Huelva a sua campanha de 2023 no grandioso Festival de Figuras a favor da obra social da Hermandad de Nuestra Señora del Rocío de Almonte.

Abrem praça o rejoneador Andrés Romero e os Forcados Amadores de Beja e actuam os matadores Morante de la PueblaJuan Ortega, David de Miranda e Pablo Aguado e o novilheiro García Palacios, lidando-se novilhos-toiros das ganadarias de José Luis Pereda e Albarreal (três de cada).

A equipa de reportagem do "Farpas" já se encontra em Huelva - para amanhã aqui vos contar tudo!

Foto D.R.

Forcados de Arronches pegam esta tarde em Atarfe (Granada)

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches actua esta tarde na corrida de rejoneio, por ocasião do Dia da Andaluzia, no Coliseu de Atarfe (Granada), onde dá o arranque à sua campanha da temporada 2023.

Lidam-se seis toiros de Santa Teresa e actuam os rejoneadores Andy Cartagena, Lea Vicens e Sebastián Fernández.

Na última temporada, o GFA de Arronches participou em 18 corridas, 11 em Portugal e 7 em Espanha. Percorreu um total de 4.810 quilómetros e conquistou em duas ocasiões prémios para a melhor pega (cartaz em baixo).

Foto José Canhoto/Aficionados de Portugal


Gala da Tauromaquia no próximo sábado em Alter do Chão

É já no próximo sábado 4 de Março (16h00) que se volta a realizar no Cine-Teatro de Alter do Chão a já tradicional Gala da Tauromaquia, promovida por Marco Gomes (Museu Taurino Ramagens, Ouro e Prata), em que serão homenageadas várias figuras do mundo taurino nacional.

Os homenageados este ano serão o matador de toiros, empresário e apoderado Rui Bento; o cavaleiro José Fernandes (de Seia); o bandarilheiro Júlio AndréAntónio Sécio, antigo cabo do GFA do Montijo; Pedro Coelho dos Reis, ex-cabo do GFA do Aposento da Chamusca; o antigo forcado, apoderado e empresário Joaquim Pataca; o maioral Joaquim Manuel Brandão, que todos conhecemos por Campino Farinha (de Monforte); o aficionado José Francisco Alcobia; e, a título póstumo, o grande aficionado e antigo cavaleiro amador José Caldeira e o saudoso presidente da Tertúlia "Festa Brava", Rui Casqueiro.

A apresentação da Gala estará a cargo de Graça Silva e actuarão em palco a Banda Municipal Alterense, o Grupo de Canta Alentejana "Os Cá d'Cima", o Estúdio de Dança Rita Trindade e as Sevilhas Rocieras (da Golegã).

Ontem, 2ª feira: 9.308 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
6
Visualizações 
de página de ontem
9 308
Visualizações de páginas 
no último mês
276 874
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
39 227 431


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

15 anos de alternativa: António João Ferreira celebra efeméride em corridas especiais em Portugal e Espanha

O apoderado José Nunes encara com grande optimismo a temporada de celebração do 15º ano de aniversário da alternativa do matador António João Ferreira e anunciará já neste próximo mês de Março os primeiros compromissos do toureiro em praças nacionais, estando também em contacto com algumas empresas espanholas para que se possa apresentar no país vizinho.

António João Ferreira tomou a alternativa a 22 de Julho de 2008 na praça francesa de Mont de Marsan com toiros de La Quinta, apadrinhado pelo matador espanhol "El Fundi". Foi o 36º matador de toiros português e o primeiro aluno da Escola de Toureio "José Falcão", de Vila Franca de Xira, a tomar a alternativa.

Foto Carlos Silva/Arquivo

Colóquio sobre Forcados encheu ontem o Salão do Aposento do Barrete Verde de Alcochete

Encheu-se ontem o Salão do Aposento do Barrete Verde de Alcochete para assistir ao interessante Colóquio cuja tema eram os Forcados e em que participaram Paulo Vacas de Carvalho (ex-cabo do GFA de Montemor), Jorge Faria (ex-cabo do GFA de Vila Franca de Xira) e Luis Miguel Cebola (ex-cabo do GFA do ABV de Alcochete), com moderação a cargo de Miguel Caninhas (fotos de cima).

No próximo dia 12 de Março realiza-se outro Colóquio, desta vez sobre Cavaleiros, em que serão intervenientes António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Manuel Lupi, sendo desta vez José Cáceres o moderador (cartaz em baixo).

Fotos ABV de Alcochete/Facebook

Forcados Amadores de Beja iniciam temporada do seu 15º aniversário amanhã no super-festival em Huelva

O valoroso Grupo de Forcados Amadores de Beja dá amanhã início à temporada de comemoração do seu 15º aniversário actuando no super-festival que se realiza em Huelva (Espanha) a favor da obra social da Hermandad de Nuestra Señora del Rocío de Almonte. O grupo pegará o novilho-toiro que abre praça e é lidado pelo rejoneador Andrés Romero.

A pé, toureiam os matadores Morante de la Puebla, Juan Ortega, David de Miranda e Pablo Aguado e o novilheiro García Palacios. Lidam-se novilhos-toiros de José Luis Pereda e Albarreal, três de cada divisa.

Na suas página da rede social Facebook, o GFA de Beja convida todos os aficionados, em particular os seus antigos forcados, famílias, e amigos a acompanharem o grupo amanhã em Huelva no arranque desta sua temporada histórica.


"É um enorme orgulho para todo o Grupo poder partilhar cartel com as maiores figuras do toureio mundial em prol de uma nobre causa como é este festival de beneficência. Contamos com todos para fazermos desta tarde uma tarde histórica para Huelva e para todos nós!" - escreveu o grupo no Facebook.


Foto D.R./GFA de Beja/Facebook


México: o matador Michelito Lagravere saltou de espontâneo ontem em Mérida e foi preso

O matador de toiros mexicano Michelito Lagravere (que no ano passado fez a sua estreia em Portugal num festival na Ilha Terceira) saltou ontem de espontâneo à arena da praça de Mérida enquanto decorria a corrida em que participaram o rejoneador Diego Ventura (última tarde da sua campanha naquele país) e os matadores Ernesto Javier "Calita" e Arturo Gilio.

Michelito, que não actua há oito anos naquela importante praça mexicana da terra onde nasceu, tomou esta insólita atitude para chamar as atenções e pedir uma oportunidade à empresa Toros Yucatán para ali tourear.

Deu uns muletazos ao toiro (fotos) e depois foi detido e algemado (foto de baixo) pelas autoridades por ordem do presidente da corrida Ulisses Zapata, apesar de o matador "Calita" o ter abraçado e pedido à polícia que não o levassem da arena.

Fotos Ecos Taurinos e "Diário de Yucatán"





Forcados de Turlock em Junho nas Sanjoaninas na Ilha Terceira

Os Forcados Amadores de Turlock (Califórnia), capitaneados por George Martins Jr., actuarão este ano na Feira de São João (Sanjoaninas) na Ilha Terceira, onde desta vez não irá nenhum grupo continental.

Já são conhecidos todos os artistas e as ganadarias que em Junho participarão nas três corridas que compõem a tradicional Feira Taurina das Sanjoaninas, faltando agora conhecer a composição dos cartéis - que deverá ser anunciada esta semana.

Os cavaleiros são António Ribeiro Telles e seu filho António, Francisco Palha e os dois ginetes terceirenses Tiago e João Pamplona, enquanto que o toureio a pé estará representado por Joaquim Ribeiro "Cuqui" e o mexicano Luis David Adame.

Lidam-se toiros da ganadaria continental Veiga Teixeira e das terceirenses Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar.

Quanto a forcados, na primeira corrida pegam em solitário os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense na comemoração dos 50 anos da sua fundação; na segunda corrida pegam os Amadores de Turlock e os Amadores do Ramo Grande (Praia da Vitória); e na última pegam os da Tertúlia Terceirense e os do Ramo Grande.

Foto D.R.