Cartaz da 11ª Corrida "Farpas", a última que se organizou, em Agosto de 2010 no Coliseu Figueirense |
Última Hora - É com muito agrado e, obviamente, com justificada ponta de orgulho, que podemos anunciar aos nossos fiéis leitores e a todos os aficionados em geral que se encontram praticamente concluídas todas as conversações/negociações para rematar o cartel da Corrida "Farpas" - que, como divulgámos em Janeiro, vai regressar este ano em força ao calendário taurino nacional. Até ao final desta semana contamos tudo - quem toureia, quem pega, que toiros se vão lidar e, claro, a data e a praça em que vamos voltar após 13 anos de interregno.
Será a 12ª Corrida "Farpas", depois de em 2000 termos realizado a primeira na praça da Moita, em parceria com os então empresários Engº Inácio Ramos e António Luis Raimundo.
Actuaram na 1ª Corrida "Farpas" os cavaleiros João Moura, Leonardo Hernández (pai) e Sónia Matias e estava também anunciada a rejoneadora francesa Patrícia Pellén, que não pôde vir devido ao surto de peste equina. Pegaram os forcados de Montemor, de Lisboa e do Aposento da Moita e lidaram-se toiros de Francisco Luis Caldeira.
Realizámos mais duas corridas novamente na Moita (numa das quais tomou a alternativa o cavaleiro Filipe Gonçalves, apadrinhado por João Moura, com o testemunho de Rui Fernandes), uma na desaparecida Monumental de Cascais e todas as restantes com o saudoso empresário Manuel Gonçalves - uma na também desaparecida praça de toiros da Póvoa de Varzim e as restantes nas praças da Nazaré e da Figueira da Foz.
A última corrida que fizemos com Manuel Gonçalves (10ª edição) foi em 16 de Agosto de 2009 no Coliseu Figueirense com João Moura, João Moura Jr., o novilheiro João Augusto Moura e o então cavaleiro amador Miguel Moura, tendo as pegas estado a cargo dos forcados de Portalegre e Académicos de Coimbra. Lidaram-se toiros de Romão Tenório e João Moura (cartaz em baixo).
No ano seguinte e já depois da morte de Manuel Gonçalves, foi seu filho António Manuel quem assegurou que fosse por diante a 11ª corrida, cujo cartel já tínhamos rematado com seu pai e que foi a última Corrida "Farpas" - actuaram os cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e Tomás Pinto e pegou uma Selecção de antigas glórias da forcadagem capitaneada por Francisco Costa. Lidaram-se toiros de Francisco Romão Tenório (cartaz em cima).
13 anos depois, a Corrida "Farpas" regressa em força ao calendário taurino nacional, em 12ª edição, com um cartel monstro que vai marcar a temporada de 2023!
Aguardem, que até ao final da semana terão as novidades todas! Faltam apenas limar umas arestas mínimas para que aqui possamos adiantar tudo!
Fotos João Dinis/Arquivo