sexta-feira, 11 de abril de 2025
Os toiros de Palha para Domingo de Páscoa em Madrid
A equipa audiovisual do Departamento de Comunicação da empresa Plaza 1, gestora da Monumental de Las Ventas, deslocou-se a Portugal , mais concretamente à Herdade da Adema, onde pastam os toiros da emblemática e centenária ganadaria Palha, para fotografar os exemplares que serão lidados em Madrid no Domingo de Páscoa, 20 de Abril.
O ilustre ganadeiro João Folque mostrou os seus imponentes toiros (fotos) apartados para esta grande corrida em Las Ventas e que serão lidados pelos matadores "Rafaelillo", Juan Leal (francês) e Francisco de Manuel.
Entre os muitos toiros de Palha lidados nos últimos anos em Madrid, destacam-se o "Rabiosillo", premiado como o toiro mais bravo da Feira de Santo Isidro em 2007; e o "Rachido", premiado com aplaudida volta ao ruedo na Feira de Santo Isidro de 2008; e também o "Fusilito", lidado em 2014.
Fotos Plaza 1
FarpasBooks - encomende aqui os magníficos livros de fotografia taurina de Francisco Romeiras
FarpasBooks é um serviço que colocamos ao serviço dos nossos leitores, permitindo que através do "Farpas" possam enriquecer as vossas bibliotecas com alguns dos magníficos livros editados pelo reputado fotojornalista Francisco Romeiras.
Qualquer dos livros disponíveis é fantástico - e faz falta na biblioteca de um aficionado que se preze.
Pode encomendar os livros que escolher aqui: farpasbooks@outlook.com
Qualquer dos livros com 10% de desconto para os leitores do "Farpas" - que façam as suas encomendas através do email acima referido.
Envio via CTT em correio registado, acresce 8,50€
MBWAY TLM 917561213
APET-sem-senso apela aos sócios para terem bom senso...
Miguel Alvarenga - "Mais do mesmo", para variar. E, desta feita, continuamos sem levar muito a sério estas ditas associações que se dizem representantes dos vários sectores da actividade tauromáquica. Vivemos muitos anos com grande esplendor da tauromaquia e sem existirem estas associaçõezinhas que apareceram de repente e se autoproclamam donas da razão sem a terem, antes pelo contrário. A estupidez habitual que grassa neste meio de gente muito pouco inteligente... Enervante!
A chamada APET, Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, emitiu nas últimas horas um comunicado (que não tornou público, porque tudo o que faz é sempre no maior secretismo... mas que deu a ler aos associados nos grupelhos de WhatsApp que julgam ser privados, mas a que todo o mundo tem acesso...) onde apela "ao bom senso" dos senhores empresários para não adiarem touradas para datas onde já estão outras anunciadas. Mas só em alguns casos. Nos outros, não há problema, podem sobrepor datas à vontade. Uns são filhos e outros enteados e a dita APET tem um peso e muitas medidas...
A APET é clara e não deixa dúvidas neste comunicado: fala do adiamento para 11 de Maio da corrida que amanhã se deveria realizar no Montijo, lamentando que esse adiamento tenha caído em cima de uma outra corrida (em Salvaterra) que já estava agendada e anunciada há algum tempo para esse mesmo dia 11 de Maio.
"Sempre que existe alteração de uma data por motivos atendveis e entendvíeis, deverá o promotor do espectáculo adiado ter em conta todos os espectáculos que já estavam previstos para a 'nova' data e tudo fazer para os respeitar" - recomenda a APET. E acrescenta no comunicado:
"Quando por qualquer razão, ou por várias razões, a solução passa por uma coincidência de datas, deverá prevalecer o maior bom senso e esforço, em que exista concordância para uma decolagem temporal n a hora dos espectáculos, reduzindo alo mínimo eventuais danos que estes factos possam causar".
"A APET não tem poder de intervenção nestas situações que possam, gerar possíveis conflitos entre os seus associados e danos para a festa de toiros, mas tem a obrigação de reflectir sobre o assunto e apelar a que todos os esforços sejam feitos e levados até ao seu limite, para reduzir ao máximo eventuais danos e para defender a festa de toiros" - sublinha ainda a chamada APET, terminando assim:
"Neste sentido e para concluir, solicitamos que sejam ainda tentados esforços no sentido de conciliação de interesses e redução máxima de eventuais danos originados pela situação".
Engraçado. E curioso.
Aqui atrasado, um (também) atrasado pseudo-cronista galego que continua a intrometer-se na nossa tauromaquia sem que ninguém o ponha de vez na ordem, veio publicar no seu pseudo-site um artigozito (encomendado) em que chamava a atenção para o facto de os preços dos bilhetes para a tourada de Almeirim serem muito mais baratos que os do Montijo, aconselhando o pessoal a ir antes a Almeirim. No Montijo, estava (e está) anunciado o número-um do rejoneio Diego Ventura, não é de admirar que os bilhetes fossem mais caros. Não confundam a beira da estrada com a estrada da Beira, que são coisas diferentes... O artigozito do galego foi referido e citado na página da Arena D'Almeirim no Facebook (e depois, apagado...). A APET tomou posição? Não.
Depois, uma tertúlia marcou para o dia 12 (amanhã) em Azambuja, à mesma hora a que se iniciava a corrida do Montijo, uma cerimónia de entrega de prémio ao matador espanhol Borja Jiménez. A APET tomou posição? Não.
Santarém adiou a corrida de 22 de Março para 5 de Abril, dia para que estavam há algum tempo anunciados dois festivais taurinos de beneficência, um em Alpalhão e outro em Reguengos. A APET tomou posição? Não.
O empresário Luis Pires dos Santos, promotor do festival taurino que estava anunciado para amanhã em Santa Eulália (e sobre o qual caiu a corrida do Montijo, que afinal também ficou adiada), adiou-o para dia 26, data para que está há já algum tempo anunciado outro festival em Santo António das Areias. A APET tomou posição? Não.
Então, já que perguntar não ofende, porque razão a chamada APET só saltou para a praça pública a protestar e a pedir o bom senso que ela própria não tem e nunca teve, pelo facto de a empresa do Montijo ter adiado a corrida de amanhã para a mesma data em que já estava anunciada uma corrida em Salvaterra... cujo promotor é precisamente o mesmo empresário (Luis Pires dos Santos) que adiou o festival de amanhã em Santa Eulália para o mesmo dia (26) em que já estava anunciado outro em Santo António das Areias?...
Andamos todos a brincar?
E a APET continua a querer atirar-nos areia aos olhos, convencida de que somos todos parvos?
Haja bom senso! Acabem com essas pseudo-associações "representativas de sectores da Festa". E continuem com a Tauromaquia como ela era dantes. Sem estas parvoíces desnecessárias. E absolutamente evitáveis.
Foto D.R.
Corrida de Almeirim adiada para dia 27
A chuva e o mau tempo continuam a fazer estragos nos primeiros festejos da temporada. Depois de já terem sido adiados a corrida de amanhã no Montijo (para 11 de Maio) e o festival também agendado para amanhã em Santa Eulália (para 26 deste mês), foi agora também adiada para o próximo dia 27 (domingo) a corrida mista que Domingo de Ramos estava marcada para a Monumental de Almeirim, mantendo-se o mesmo cartel.
Num comunicado enviado ao início da tarde às Redacções, a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim lamenta o adiamento da tradicional corrida de Domingo de Ramos "devido às condições climatéricas, actuais e previstas para os próximos dias, que tornam completamente impossível a utilização da praça" e anuncia que a mesma fica reagendada para o Domingo da Misericórdia, 27 de Abril, "com o mesmo cartel e horário".
"Os bilhetes já adquiridos mantém a validade para a nova data, qualquer outra informação adicional contacte a Ticketline, a sede da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim ou a bilheteira da praça" - informa a Santa Casa.
Luísa Valença: "CM" destaca "novo amor" do cavaleiro João Moura Jr.
O jornal "Correio da Manhã" dá hoje grande destaque ao novo romance que está a viver o cavaleiro João Moura Júnior com a conhecida equitadora Luísa Valença, 18 anos mais velha, filha de Mestre Luis Valença, um dos maiores representantes e divulgadores da Arte Equestre Portuguesa.
Citando a revista "Flash!", que ontem divulgou o romance na sua edição online, o "CM" destaca na sua edição de hoje o "novo amor" do toureiro de Monforte com chamada na primeira página e uma página inteira na secção "Vidas" (em baixo), publicando uma foto dos dois na praça de toiros de Évora no passado dia 15 de Março, na primeira corrida de toiros da temporada, de que damos à estampa duas imagens em cima.
Fotos "Flash!" e "Correio da Manhã"
Impasse nas negociações com Roca Rey atrasa apresentação da temporada lisboeta
Ainda não está concretizada a desejada contratação do matador peruano Roca Rey para a última corrida da temporada do Campo Pequeno (5 de Setembro), razão pela qual os empresários José Maria Charraz e Luis Miguel Pombeiro não anunciaram ainda a data da apresentação oficial dos quatro cartéis da temporada lisboeta, que chegou a estar agendada para o final de Março no Salão Nobre da praça de toiros.
O impasse tem a ver, segundo sabemos, com "algumas exigências" feitas pelo apoderado de Roca Rey (seu irmão Fernando) para que possa regressar a Lisboa, onde já toureou ainda no tempo de Rui Bento, sem alcançar um grande sucesso, ao lado de Juan José Padilla e João Moura.
Os empresários queriam fechar a mini-temporada do Campo Pequeno na primeira quinta-feira de Setembro com uma corrida mista em que Roca Rey actuaria como único espada, rematando o cartel os cavaleiros João Moura Jr. e Francisco Palha, mas as conversações têm andado "para a frente e para trás", sem chegar a bom porto.
A temporada abre a 11 de Julho com a corrida de gala à antiga portuguesa comemorativa dos 45 anos de alternativa de Paulo Caetano, que encabeça um cartel formado ainda por António Ribeiro Telles, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Miguel Moura. Nas pegas estarão os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa. Os toiros estiveram para ser de António Raul Brito Paes, mas serão de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano.
A segunda corrida será a 7 de Agosto com o regresso a Lisboa de Diego Ventura após oito anos de ausência, alternando com João Ribeiro Telles e Tristão Telles Queiroz, que confirma a alternativa. Lidam-se toiros de Ribeiro Telles e pegam três grupos de forcados: os de Turlock (Califórnia), os de Beja e outro grupo ainda não designado.
A 22 de Agosto será a terceira corrida, de homenagem aos emigrantes e com um elenco de seis cavaleiros, onde podem estar, entre outros, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos e o mexicano Emiliano Gamero.
Para a última, a 5 de Setembro, os empresários estão à espera do sim de Roca Rey...
Fotos M. Alvarenga
Cavaleiros, forcados e toiros lusos em Campanário
O empresário e apoderado Paco Cáceres (foto) fez ontem a apresentação do cartel e do cartaz da corrida de rejoneio hispano-luso goyesca que no próximo dia 30 se realiza em Campanário (Badajoz).
Lidam-se toiros da ganadaria Couto de Fornilhos e actuam os cavaleiros portugueses Paco Velásquez e Luis Pimenta (praticante), bem como o rejoneador espanhol Sebastián Fernández, completando o elenco os Forcados Amadores de Arronches.
Foto D.R.
Todos a Almeirim no domingo!
"Domingo de Ramos temos um espectáculo fantástico para si! Venha aos toiros a Almeirim!" - é o desafio do Engº José Lobo de Vasconcellos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia local.
Se o tempo o permitir, teremos uma grande corrida de toiros com os cavaleiros Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles (que lidam um toiro cada e um terceiro a duo, pela primeira vez), os matadores Borja Jiménez, primeiríssima figura do toureio actual, e Diogo Peseiro, que faz em Portugal e na sua cidade natal a apresentação como matador de toiros.
Pegam os Forcados Amadores do Aposento da Moita e lidam-se sete toiros da prestigiada ganadaria Santa Maria (três a cavalo e quatro a pé) - que pode ver neste video aqui em cima. Toiros imponentes e a prometer uma tarde de muita emoção.
Se ainda não o fez, compre aqui os seus bilhetes:
https://ticketline.sapo.pt/.../extraordinaria-corrida...
Video D.R./Arena D'Almeirim
GFA de Lisboa homenageado hoje pela Tertúlia Tauromáquica Sobralense
A Tertúlia Tauromáquica Sobralense homenageia esta noite num jantar na sua sede em Sobral de Monte Agraço o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa pelo 80º aniversário da sua fundação (pelo histórico Nuno Salvaão Barreto), efeméride que se comemorou na última temporada.
Foto M. Alvarenga
O bonito e poderoso toiro de Fernandes de Castro para o Concurso de Ganadarias de Vila Franca
Hoje a nova empresa de Vila Franca de Xira apresenta neste video o bonito e poderoso toiro de Fernandes de Castro para o esperado Concurso de Ganadarias que abre a temporada na centenária praça "Palha Blanco" no próximo dia 4 de Maio, domingo, pelas 16h00.
Chama-se "Carasucia II", tem quatro anos, nasceu em Fevereiro de 2021, tem o nº 15 e é salgado muito claro de pelagem.
A ganadaria Fernandes de Castro foi fundada em 1893 com o nome de Ernesto de Castro, através da compra de vacas da raça de Pegões e um semental do Conde da Costa num leilão em Évora.
Hoje, após várias sucessões, os toiros de Castro pastam na Herdade da Ervideira, em Alcácer do Sal, e descendem diretamente dos duros e exigentes Atanásio Fernandez (Ibarra - Parladé).
Em Vila Franca de Xira estrearam-se a 5 de Outubro de 1964, tendo protagonizado muitas tardes de emoção. A última, bem viva na memória, foi a 30 de Abril de 2022, quando foram necessárias 21(!) tentativas para pegar os seis toiros!
A emoção vem a caminho…
Vai ficar de fora?
Compre já os seus bilhetes aqui - em www.palhablanco.pt
Video D.R./www.palhablanco.pt
Ontem, 5ª feira: 10.873 leram o "Farpas"!
Visualizações de páginas de hoje | 2 082 |
Visualizações de página de ontem | 10 873 |
Visualizações de páginas no último mês | 323 189 |
Histórico total de visualizações de páginas | 48 471 583 |
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Ventura substitui Manzanares este sábado em Brihuega
Diego Ventura substitui o matador de toiros José María Manzanares (ainda não recuperado de uma recente operação a uma lesão sofrida em Valência) na corrida que este sábado se realiza em Brihuega (Guadalajara), precisamente no dia em que estava anunciado para actuar na Monumental do Montijo na Corrida Diferente que, por previsão de mau tempo, ficou adiada para 11 de Maio.
Ventura entra assim na tradicional Corrida de Primavera de Brihuega ao lado deos matadores Morante de la Puebla e Sebastián Castella, com toiros de Hermanos García Jiménez.
Foto D.R.
Após 24 anos na gestão da praça de Montemor: Paulo Vacas de Carvalho entrega as chaves aos proprietários e "corta a coleta"
A praça de toiros de Montemor-o-Novo pode não dar corridas este ano. Primeiro, porque a recente inspecção (anual) da IGAC reprovou a utilização do espaço até que sejam levadas a cabo "obras de vulto" que tornarão viáveis as condições de segurança dos espectadores, actualmente em perigo. Depois, porque o empresário Paulo Vacas de Carvalho (histórico forcado e antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor) entregou as chaves às famílias proprietárias do imóvel e "cortou a coleta", como ele mesmo nos disse.
Sabe-se que há empresários interessados em assumir a gestão da praça, mas neste momento não há ainda nada concretizado. Em 2024, Paulo Vacas de Carvalho cedeu a data de Maio à empresa Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva; e levou depois a efeito a corrida de Setembro, cenário que se ia repetir este ano, mas as coisas alteraram-se.
São três as famílias proprietárias da praça de Montemor - Veiga Marques dos Santos (representada pela conhecida cantora Mafalda Veiga), Romeiras e Mouzinho -, a quem Paulo Vacas de Carvalho entregou as chaves da praça, dando por finda a sua actividade empresarial iniciada há 24 anos com o saudoso Simão Comenda (ambos na foto de cima).
"Já são muitos anos, quero descansar, terminei em beleza com uma lotação esgotada em Setembro do ano passado e decidi finalmente 'cortar a coleta'. Se as obras forem feitas, são obras de vulto, a praça pode dar corridas, mas já não serei eu, como aconteceu há vinte anos com o meu querido e saudoso sócio Simão, a assumir essas obras" - disse-nos o empresário.
A praça de Montemor-o-Novo foi inaugurada há 143 anos, a 6 de Agosto de 1882, tendo-se procedido em 1910 a obras de restauro.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.
Veja este video: Santarém, momentos únicos!
Se não teve o privilégio - e a sorte - de ser um dos quase 9 mil aficionados que no último sábado estiveram na Monumental de Santarém, veja neste video alguns dos melhores e mais emotivos momentos da grande corrida de consagração de João Moura Júnior como indiscutível primeiríssima figura do toureio a cavalo e também de recordação e apoteose do Maestro João Moura, que toureou o sexto toiro a duo com o filho e nos fez recuar mais de 40 anos e reviver as emoções desses tempos de glória.
Video D.R./Associação Sector 9 e foto M. Alvarenga
"Gaiato" e "Martini": dois cavalos de João Telles eleitos pela APSL como os melhores Lusitanos das arenas em 2024
Dois cavalos da quadra de João Ribeiro Telles - o "Gaiato" no escalão de Consagrados e o "Martini" no de Debutantes, ambos nas fotos de cima - foram os vencedores dos habituais prémios atribuídos anualmente pela Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL) aos melhores cavalos Lusitanos das arenas.
O "Gaiato" tem ferro do criador Manuel Mendes de Assunção Coimbra, enquanto que o "Martini" tem o ferro de Manuel Braga. Acabam de ser eleitos os melhores Lusitanos que em 2024 se exibiram nas arenas.
Uma dupla e meritória consagração de dois dos melhores cavalos de toureio da actualidade, ambos da quadra de João Ribeiro Telles, que é neste momento o cavaleiro da História com mais prémios ganhos pelos seus cavalos Lusitanos.
Estes prémios serão entregues durante o próximo Festival Internacional do Cavalo Lusitano, que terá lugar no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, de 26 a 29 de Junho.
Fotos Mónica Mendes e D.R./@ João R. Telles
Adiado para dia 26 o festival deste sábado em Santa Eulália
Devido às previsões de chuva e mau tempo para o próximo sábado, que levaram já ao adiamento da corrida que estava anunciada para o Montijo, fica também adiado - para sábado 26 de Abril, às 17h00 - o festival taurino 4º Memorial José Tello Barradas que estava igualmente agendado para depois de amanhã na praça de Santa Eulália (Elvas).
As verbas angariadas revertem em prol da Associação Humanitária de Santa Eulália.
Mantém-se o mesmo cartel, formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Gonçalo Fernandes, Miguel Moura e António Prates e pelos forcados de Arronches, Monforte e Académicos de Elvas. Lidam-se seis toiros de Gregório de Oliveira.
Foto M. Alvarenga
Concurso de Ganadarias a 11 de Maio: Bastinhas, J. Telles e Palha na Corrida do Tomate em Salvaterra
O empresário Luis Pires dos Santos, juntamente com a Comissão de Gestão da praça de toiros de Salvaterra de Magos, composta pelos aficionados José da Costa, António Manuel Silva e José Rafael (os quatro na foto de cima) apresentaram ontem o cartel e o c cartaz oficiais da tradicional corrida de toiros, designada Corrida do Tomate, no segundo domingo de Maio, durante a Feira de Magos.
Assim, no próximo dia 11 de Maio pelas 17h00, será homenageado José da Costa, grande impulsionador da Corrida do Tomate e reconhecido agricultor da região.
Como também já se tornou tradição, a corrida será um atractivo Concurso de Ganadarias disputado pelas prestigiadas divisas Prudêncio, Vale do Sorraia, Ribeiro Telles, Conde de Murça, Manuel Veiga e Foro do Almeida.
O cartel, de alto nível e prometida competição, está formado pelos cavaleiros Marcos Bastinhas, João Ribeiro Telles e Francisco Palha e pelos forcados de Coruche e Alcochete.
Pode já fazer as suas reservas: 300 501 989.
Fotos M. Alvarenga
Veja neste video os toiros de Santa Maria para a corrida mista de Domingo de Ramos em Almeirim
Faltam três dias para a grande corrida mista de Almeirim! Se o tempo o permitir, e tudo indica que sim, no próximo Domingo de Ramos, 13 de Abril, actuarão na Monumental os cavaleiros Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles (que lidam um toiro cada e um terceiro a duo, pela primeira vez), os matadores Borja Jiménez, primeiríssima figura do toureio actual, e Diogo Peseiro, que faz em Portugal e na sua cidade natal a apresentação como matador de toiros.
Pegam os Forcados Amadores do Aposento da Moita e lidam-se sete toiros da prestigiada ganadaria Santa Maria (três a cavalo e quatro a pé) - que pode ver neste video aqui em cima. Toiros imponentes e a prometer uma tarde de muita emoção.
Se ainda não o fez, compre aqui os seus bilhetes:
https://ticketline.sapo.pt/.../extraordinaria-corrida...
Video D.R.
Ontem, 4ª feira: 13.697 leram o "Farpas"!
Visualizações de páginas de hoje | 1 987 |
Visualizações de página de ontem | 13 697 |
Visualizações de páginas no último mês | 323 189 |
Histórico total de visualizações de páginas | 48 460 615 |