Rodeado dos seus, morreu hoje em Estella (Navarra) Pablo Hermoso de Mendoza Galdeno, figura discreta, mas essencial na história do rejoneio moderno, como o referem alguns sites espanhóis ao longo deste dia de domingo.
Tinha 97 anos e era Pai do rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza e de Juan Andrés Hermoso de Mendoza, e Avô do também rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza - aos quais enviamos as nossas mais sentidas condolências e a quem nos unimos neste momento de dor.
Como referem os sites espanhóis, a sua figura foi determinante na trajectória de uma das sagas mais reconhecidas do toureio a cavalo. Dedicou a sua vida ao trabalho com os cavalos e foi conhecido pela sua destreza na doma, o que lhe valeu o respeito e a admiração de todos nos picadeiros de Navarra e La Rioja.
A sua última aparição em público teve lugar no passado dia 2 de Agosto (fotos) na praça de toiros de Estella para acompanhar o seu neto Guillermo Hermoso de Mendoza na sua encerrona com seis toiros.
Guillermo partilhou na altura estas fotos na sua página da rede social Instagram, com estas palavras: "Uma tarde que jamais esquecerei: o meu Avô, com os seus 97 anos, veio ver-me e ver a ilusão e a felicidade com que me olhava e como desfrutou desta tarde foi uma coisa que jamais esquecerei".
A toda a Família enlutada, muito em particular a seus filhos Pablo e Juan Andrés e a seu neto Guillermo, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Fotos D.R.



