Exclusivo "Farpas" - Começa a ganhar forma a temporada de 2026 na aficionadíssima Ilha Terceira e o "Farpas" está em condições de revelar as primeiras grandes novidades, ainda sujeitas, obviamente, à confirmação oficial da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, entidade organizadora da Feira de Junho; e também da Associação Tauromáquica do Ramo Grande, que organiza a Corrida do Ramo Grande em Julho - a maior das quais é a presença do cavaleiro João Moura Júnior (foto de cima) nos três cartéis da Feira de São João/Sanjoaninas, em Junho, um facto inédito e que se justifica depois do seu apoteótico triunfo frente a seis toiros este ano na Monumental de Angra do Heroísmo. Outra novidade é a repetição do matador espanhol Ismael Martín na Corrida do Ramo Grande (17 de Julho), depois do grande triunfo que ali obteve este ano.
As três corridas da Feira das Sanjoaninas serão nos dias 21, 22 e 24 de Junho, havendo também a destacar o facto de duas serem mistas, ainda que com a presença de apenas um espada em cada uma.
João Moura Júnior marca presença nos três cartéis e João Ribeiro Telles em dois, sendo os restantes postos ocupados pelos cavaleiros locais, os irmãos Tiago e João Pamplona. No que ao toureio a pé dia respeito, na segunda corrida actuará o novilheiro Tomás Bastos (apresentação nos Açores) e na segunda o matador espanhol Fernando Adrián.
Quanto a grupos de forcados, actuarão os dois da Terceira, Amadores da Tertúlia Tauromáquica e Amadores do Ramo Grande, e virá um grupo de forcados da Califórnia, não estando, para já, prevista a inclusão de nenhum grupo continental.
A primeira corrida das Sanjoaninas, a 21 de Junho, tem cartel formado pelos cavaleiros João Moura Jr. e João R. Telles e pelos terceirenses Tiago e João Pamplona. Lidam-se três toiros de Rego Botelho e três de João Gaspar. Nas pegas, estarão os forcados da Tertúlia Terceirense e um grupo da Califórnia.
Na segunda corrida, a 22 de Junho, actuam a cavalo João Moura Jr. e João Pamplona e a pé o novilheiro Tomás Bastos. Lidam-se dois toiros de João Gaspar e quatro da Casa Agrícola José Albino Fernandes (dois a cavalo e dois para as lides a pé). Pegam os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
A terceira e última corrida, no dia 24, também será mista, com o matador espanhol Fernando Adrián e os cavaleiros João Moura Jr. e João R. Telles, pegando os forcados do Ramo Grande e outro grupo, provavelmente o mesmo da Califórnia que marca presença no primeiro cartel. Lida-se nesta derradeira corrida um curro de toiros de Rego Botelho.
Para a também já tradicional Corrida do Ramo Grande, que será no dia 17 de Julho, está contratado o matador espanhol Ismael Martín, depois do triunfo memorável que ali alcançou este ano. A cavalo, actuarão Miguel Moura e António Prates, devendo as pegas estar a cargo dos dois grupos de forcados terceirenses, Amadores da Tertúlia e Amadores do Ramo Grande. À semelhança do que aconteceu este ano, deverão lidar-se dois toiros de Rego Botelho, dois de Albino Fernandes e dois de João Gaspar.
Fotos D.R. e M. Alvarenga
| Fernando Adrián e Tomás Bastos nas Sanjoaninas; e Ismael Martín (foto de baixo) na Corrida do Ramo Grande |

