![]() |
| Fernando Caria, novo presidente da Câmara do Montijo, e Márcio Chapa, presidente da Tertúlia Tauromáquica, na inauguração da sede |
A Tertúlia Tauromáquica do Montijo inaugurou no passado sábado a sua nova sede, situada na emblemática praça de toiros Monumental "Amadeu Augusto dos Santos".
A cerimónia contou com a presença de Fernando Caria, novo presidente da Câmara Municipal do Montijo; de Ilídio Massacote, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo; da vereadora Céu Simões; de Vasco Fernandes, presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro; de Francisco Macedo, presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados; e Márcio Chapa, presidente da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e ex-cabo do GFA da Tertúlia T. Montijo..
O presidente da tertúlia, Márcio Chapa, sublinhou o simbolismo da data e o concretizar de um sonho antigo e agradeceu o contributo das entidades que tornaram possível a concretização do projeto.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Ilídio Massacote, destacou, por seu turno, o significado do momento e o espírito associativo que caracteriza o Montijo: "Esta sede não é apenas um conjunto de paredes e um teto. É a materialização do espírito, da dedicação e da paixão que move a Tertúlia Tauromáquica do Montijo desde a sua fundação. Queremos que este seja o coração pulsante da tertúlia, um ponto de encontro para a amizade, a cultura e a preservação das nossas tradições".
Também o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Vasco Fernandes, realçou a importância do movimento associativo local e o orgulho em ver as coletividades conquistarem o seu espaço, afirmando que "a Junta estará sempre disponível para colaborar em tudo o que valorize a nossa cultura e a nossa identidade".
O presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados, Francisco Macedo, felicitou igualmente a tertúlia pela conquista e referiu que estas sedes são verdadeiros focos de afición, que mantêm viva a tauromaquia, provando que as nossas tradições estão bem vivas e que os forcados continuam a ser um símbolo de coragem e cultura.
O encerramento da cerimónia ficou a cargo do novo e muito aficionado presidente da Câmara Municipal do Montijo, Fernando Caria, que enalteceu o papel da tertúlia na defesa e promoção da cultura taurina:
"Esta casa simboliza o amor, a dedicação e a perseverança de todos os que mantêm viva a chama da nossa tradição tauromáquica. O Montijo é uma terra que honra as suas raízes, valoriza o seu património e encontra na tauromaquia uma expressão autêntica ribatejana, feita de coragem, arte e respeito pelos valores do campo e da festa brava. A Tertúlia Tauromáquica do Montijo tem sido, ao longo dos anos, um espaço de encontro de gerações e de partilha de afetos. Que esta nova sede seja uma casa de portas abertas à amizade, à cultura, à juventude e ao futuro".
De manhã e logo após a cerimónia de inauguração da sede, teve lugar na praça de toiros um treino de forcados com a participação dos grupos de Amadores da Moita, Amadores da Tertúlia T. Montijo, Amadores do Montijo, Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Amadores de Cascais e Amadores de Safara. Seguiu-se um almoço.
A inauguração da nova sede da Tertúlia Tauromáquica do Montijo representa, assim, o culminar de um sonho e o início de uma nova etapa na história desta coletividade, que há décadas contribui para a preservação das tradições e do espírito ribatejano no concelho.
Fotos Luis C./"Aficionados da Moita", CM Montijo, "Montijo com Visão e Coração" e António Velez/cortesia Tertúlia Tauromáquica do Montijo
![]() |
| Treino de forcados pela manhã |
![]() |
| O presidente da Câmara Fernando Caria honrou a tauromaquia com a sua presença |
![]() |
| Francisco Macedo e Bernardo Mendia (ProToiro) com o presidente da Câmara, Fernando Caria |
![]() |
| António Sécio, Francisco Costa, José Silva e António Velez |








