segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tauromaquia já é "Património Cultural" em 7 municípios




Sete municípios portugueses já declararam a Tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal, uma medida que promete ser seguida por vários autarcas de norte a sul do país.
O primeiro concelho a tomar a decisão foi o de Vila Franca de Xira (Lisboa), seguindo-se os municípios de Sabugal (Guarda), Barrancos (Beja), Pombal (Leiria), Alter do Chão, Monforte e Fronteira (Portalegre).
O próximo município a avançar com a declaração será o de Alcochete (Setúbal), no decorrer de uma reunião de Câmara marcada para o dia 9 de Maio, adiantou hoje à Agência Lusa o presidente da Câmara, Luís Franco.
"Trata-se do reconhecimento formal daquela que é uma característica ou um elemento integrante da nossa identidade local. A tauromaquia faz parte do quotidiano das gentes de Alcochete", justificou.
De acordo com o autarca, o processo vai ser também desenvolvido durante o mês de Maio nos restantes concelhos que integram a secção dos municípios com atividade taurina, departamento que está aliado à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A secção de municípios com atividade taurina foi criada em Setembro de 2001 e congrega 40 municípios de norte a sul do país.
"O que ficou acordado decidir nas câmaras foi assumir a tauromaquia como Património Cultural e Imaterial Municipal, durante o mês de Maio, para depois, em Junho, as assembleias municipais poderem também deliberar no mesmo sentido", explicou.
Considerando que a tauromaquia no concelho de Alcochete constitui uma "tradição secular", Luís Franco recordou que os primeiros registos históricos existentes da relação da população local com o toiro remontam a um período anterior à fundação do próprio município, que em 2015 comemora 500 anos de existência.
"Em Alcochete, existem dois grupos de forcados. O toiro é o elemento central em todas as festas populares do município, em particular nas Festas do Barrete Verde e das Salinas, o ex-líbris das festas populares existentes", sublinhou.
Ao tornar-se o primeiro concelho do país a "blindar" a cultura tauromáquica, o município de Vila Franca de Xira tem como objetivo, à semelhança dos restantes concelhos que já decidiram a medida, dar a conhecer a decisão às autoridades competentes para apreciação do Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal.
Após essa apreciação, o município vai apresentar uma candidatura para que as manifestações taurinas sejam declaradas Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Foto D.R.