quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Canal "Sol e Toiros" (FER TV) faz balanço do primeiro ano de actividade



Em comunicado, os responsáveis pelo canal "Sol e Toiros", emitido na internet na FER TV, fazem o balanço - optimista - do seu primeiro ano de actividade e apontam as linhas para o futuro.

Numa altura em que a Festa Brava continua a assumir-se como o segundo espectáculo que mais público atrai às monumentais da cultura e desporto portugueses, uma larga maioria dos Municípios de Portugal declararam, no início do ano, a Tauromaquia como Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal. Os aficionados lutam, diariamente, para elevar a tradição e prosseguem aplaudindo de pé a emoção, o risco e a bravura dos seus "toureadores destemidos", venerando o admirando e temido animal, que enche de tragédia e glória as praças de toiros.
Com o objetivo de preservar e divulgar a Tauromaquia, a FER TV, através do seu programa soletoiros.tv, no ar desde o início da temporada tauromáquica na plataforma interativa de Internet e Meo Kanal, com o código 809091, tudo fez para difundir a este espectáculo na sua mais pura essência, informando os espetadores de forma clara e objetiva. Este projecto inovador e arrojado impôs-se pela qualidade e originalidade dos seus conteúdos, de forma a dar um contributo positivo para a firmação da Tauromaquia, num contexto em que surgem cada vez mais manifestações contra a cultura popular.
Contextualizado numa região de forte implementação taurina, tanto mais que num raio de 50 quilómetros da redacção (Portalegre) existem 15 ganadarias, 8 cavaleiros tauromáquicos, 9 bandarilheiros, 1 novilheiro e 2 bezerristas, o canal "Sol e Toiros TV" não se cinge, apenas, ao espectáculo tauromáquico; faz também um acompanhamento dos acontecimentos nos bastidores, vai até ao campo bravo, segue de perto cavaleiros e forcados, engrandecendo a cultura taurina e a tauromaquia popular, tão característica da região alentejana.
No seu primeiro ano de vida, o canal "Sol e Toiros TV" esteve presente em mais de 60 corrida de toiros, 5 festivais e 20 eventos ligados à Tauromaquia, apostando num produto original e imaginativo que foi seguido por mais de cinco milhões de pessoas. Este projeto conseguiu o reconhecimento de aficionados, simpatizantes, empresas e intervenientes, que indiretamente têm agora a oportunidade de ver e rever ao pormenor as corridas de toiros e obter informação complementar e fidedigna sobre a actuação dos seus artistas.
De Norte a Sul do país, a FER TV acompanhou corridas emblemáticas a partir de praças de toiros históricas, seguindo nomes grandiosos da Tauromaquia nacional; esteve ainda presente em momentos relevantes e inesquecíveis que marcaram esta temporada, nomeadamente as primeiras apresentações em público de Mara Pimenta e Duarte Marques, a prova de praticante de David Gomes e Miguel Moura e a memorável actuação de Sérgio dos Santos "Parrita".
Para a nova temporada de 2013, o canal "Sol e Toiros TV" está a preparar novidades, trabalhando sempre com a pretensão de apresentar mais e melhor aos seus seguidores, com o objectivo de prestigiar e divulgar a Tauromaquia.
Por detrás do nosso esforço, esconde-se um número de contribuições, apoios, sugestões, comentários e críticas que nos fazem elevar a qualidade e, por isso, o canal "Sol e Toiros TV", deixa uma palavra de agradecimento a todas as empresas, cavaleiros, forcados e espectadores em geral que connosco elevam a tauromaquia.