domingo, 8 de junho de 2014

Santarém aplaudiu hoje autor da primeira pega, há 50 anos, na Monumental




O público que assistia esta tarde em Santarém à primeira das duas corridas da Feira do Ribatejo, comemorativas do 50º aniversário da inauguração da Monumental "Celestino Graça" (em 7 de Junho de 1964, cartaz ao lado), aplaudiu de pé o antigo forcado Luis Freire Gameiro, dos Amadores de Santarém, que foi há 50 anos o autor da primeira pega de caras executada nesta arena.
Luis Gameiro foi brindado por João Torres Vaz Freire, do seu antigo grupo de forcados.
Em 7 de Junho de 1964, com a presença do então presidente da República, Almirante Américo Thomaz, a inauguração da Monumental de Santarém contou com a participação dos cavaleiros Dr. Fernando Sangueiro, Manuel Conde, Clemente Espadanal, D. José de Atayde, Pedro Louceiro, David Ribeiro Telles, Mestre Batista e José Maldonado Cortes. Lidaram-se oito toiro de várias ganadarias e pegaram os forcados de Santarém e de Montemor. A Misericórdia de Santarém, proprietária da praça, prestou hoje homenagem aos participantes ainda vivos do primeiro cartel de há 50 anos, em cerimónia realizada na praça antes do início da corrida.
Esta tarde, com cerca de meia casa e com excelentes toiros de José Luis d'Andrade, exceptuando o sexto, que era "mal visto", realizou-se a primeira das duas corridas comemorativas dos 50 anos da praça - de que publicaremos desenvolvida reportagem amanhã ao longo do dia.

Fotos M. Alvarenga