segunda-feira, 28 de julho de 2014

Último adeus a António Morgado hoje em Vilar Formoso


Como já noticiámos, realiza-se hoje ao final do dia o funeral de António Morgado, empresário taurino e apoderado dos cavaleiros Joaquim e Marcos Bastinhas, que faleceu na sexta-feira. O corpo de Morgado será autopsiado ao início da tarde no Hospital da Guarda e as cerimónias fúnebres realizam-se às 19 horas no cemitério de Vilar Formoso, sua terra natal. Entretanto, a Junta de Freguesia de Nave de Haver anunciou o cancelamento da corrida de toiros que no próximo domingo se ia realizar na praça de toiros daquela localidade (uma organização do próprio Morgado, que tinha também agendada uma outra corrida para dia 10 na Aldeia da Ponte).
O meio taurino continua em estado de choque e estupefacto pela inesperada morte de António Morgado, que pôs termo à vida com um tiro num pinhal próximo de sua casa, na tarde de sexta-feira, depois de se ter despedido da mulher dizendo que ia para a corrida da Póvoa de Varzim (onde toureava Bastinhas) e depois de ter feito um telefonema para um amigo, que foi quem alertou a Família do conhecido apoderado para a possibilidade de "algo de estranho se passar".
Amigos mais próximos de Morgado asseguram que ele não teria propriamente problemas económicos, já que, dizem, "tinha uma vida organizada e estável". Outros adiantam que "era um homem fechado, muito metido consigo e ultimamente andava psicologicamente em baixo, não aguentara a pressão de ter deixado de colaborar (como vedor de toiros) com a empresa do Campo Pequeno", onde há menos de um ano foi substituído pelo bandarilheiro Diogo Malafaia. "Na última corrida em que esteve no Campo Pequeno, a da alternativa de Miguel Moura, estava muito tenso e suou anormalmente durante o sorteio, ele não andava bem", lembrou Rui Bento ao "Farpas" no sábado.
Ao certo, ninguém, nem os mais próximos, entendem as razões que terão levado Morgado a pôr termo à vida, precisamente quando se aproximava a triste data, que todos os anos o perturbava, do aniversário do suicídio de seu Pai.
António Morgado, que todos recordam no meio taurino pela sua delicadeza, educação, postura e seriedade, era casado e pai de uma filha.

Foto Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com