sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Rui Bento ao "mundotoro": "Conseguimos que Lisboa esteja nas bocas do mundo!"


"Rui Bento vive entre o trabalho e a felicidade. Enquanto prepara as coisas para que o festival benéfico com que o Campo Pequeno abre a temporada amanhã, desfruta da unanimidade com os media e o público aplaudiram a programação que a sua empresa idealizou para a primeira parte da temporada na praça lisboeta" - escreve o site espanhol "mundotoro.com" a abrir uma entrevista ao gestor da primeira praça de toiros de Portugal dada há momentos à estampa.
"Estamos muito contentes. Notamos que a programação caíu de modo fantástico e a surpresa ultrapassou tudo o que se esperava", destaca Rui Bento (foto), adiantando que a resposta do público "está a ser boa" em relação ao Festival de amanhã a favor da Fundação LVida. "Notamos bom ambiente e muita expectativa", afirma o antigo matador de toiros. E diz:
"Não dão bom tempo para amanhã, mas isso não afecta Lisboa. É uma praça de toiros onde se pode entrar directamente com o automóvel. Ao Campo Pequeno pode-se vir chova ou caia neve ou faça que tempo fizer".
"A qualidade e comodidade das instalações do Campo Pequeno têm que ver, certamente, com o salto que a praça deu nas últimas temporadas, mas isso deve-se, sobretudo, ao trabalho incansável de Rui Bento para dotar a praça de uma programação de alto nível" - escreve o "mundotoro.com". E Rui Bento ressalva:
"Este ano, tentámos uma vez mais que todos os cartéis tenham um atractivo peculiar e suficiente por si mesmo. Na programação que acabamos de apresentar destaca-se o compromisso de Morante, cujo impacto foi muito além do que esperávamos".
E conta dois episódios curiosos:
"Sabem quais foram as duas últimas chamadas telefónicas que acabámos de receber? Uma de um senhor do Luxemburgo pedindo por favor que lhe reservássemos bilhetes para o dia de Morante e para o dia de Padilla e a outra a solicitar dez entradas para cada um desses dias".
"É nosso objectivo dar cano um apertão mais no parafuso, como se diz em espanhol 'una vuelta de tuerca más', o que só se consegue pela predisposição que encontramos sempre por parte dos toureiros para virem ao Campo Pequeno e contratando-os em condições de acordo com as desta praça de toiros", diz ainda Rui Bento.
"E foi assim - escreve o "mundotoro.com" - que Lisboa, a pouco e pouco, se voltou a converter numa referência insubstituível no planeta dos toiros".
"Conseguimos que Lisboa esteja já nas bocas do mundo e queremos que o que se passe aqui tenha a mesma repercussão que o que acontece em qualquer outra praça do mundo", afirma Rui Bento, a terminar.

Foto Maria Mil-Homens