quinta-feira, 22 de março de 2018

Neto de Pedro Louceiro estreia-se em Portugal na tradicional corrida de 2ª feira de Páscoa em Sousel

Pedro Louceiro III é hoje uma das primeiras figuras do toureio a cavalo no México
e vai estrear-se em Portugal no próximo dia 2 de Abril na tradicional corrida de
2ª feira de Páscoa em Sousel ao lado de Sónia Matias e Francisco Cortes
24 de Agosto de 1967, uma das últimas corridas em que Pedro Louceiro
participou em Portugal, antes de rumar ao México, na praça do Campo Pequeno
no tempo das Fabulosas Corridas de Verão da época de ouro do empresário
Manuel dos Santos. Alternou nessa noite com Luis Miguel da Veiga e com os
matadores Mauro Liceaga (mexicano) e Pedrín Benjumea (espanhol), bem como
com os Forcados do Ribatejo, ao tempo capiteaneados por seu primo Juliano
Louceiro, sendo os toiros de António José Teixeira
As célebres fotos do toiro "Barrabás", domesticado por Pedro Louceiro, a
entrar (e a sair) do "Carocha" do famoso cavaleiro em Sousel
Pedro Louceiro em Janeiro de 1981 na praça mexicana de Morélia com Miguel
Alvarenga e o saudoso crítico taurino João Mascarenhas, vendo-se também
atrás Silvino Bento, dos Forcados Amadores Lusitanos


Pedro Louceiro III, filho do também cavaleiro (retirado) igualmente chamado Pedro Louceiro e neto do grande Pedro Louceiro (todos Pedros e por isso mesmo leva no seu nome artístico a designação de terceiro desta afamada dinastia) estreia-se em Portugal na tradicional corrida de segunda-feira de Páscoa, 2 de Abril, na praça de toiros de Sousel, que tem o nome de seu avô, formando cartel com Sónia Matias e Francisco Cortes e os forcados de Évora e do Redondo, com toiros da ganadaria Santos Silva.
O terceiro dos Louceiro, nascido e residente no México, chega a Portugal este fim-de-semana e na próxima segunda-feira marca presença na conferência de imprensa que se realizará em Sousel para apresentação oficial desta corrida.
Pedro Louceiro (avô) foi um dos mais carismáticos toureiros nacionais dos anos 50 e 60, mas não ficou celebrizado exclusivamente como cavaleiro tauromáquico. Começou por tourear a pé, estreando-se na praça de Sousel com apenas 11 anos de idade, fundou em 1964 o grupo de Forcados Juvenis de Sousel e ficaram famosos os seus dotes de lidar e domesticar animais, inclusivé toiros, chegando mesmo a ter um espectáculo inédito - em que também participou o bandarilheiro Amâncio Grilo - em que montava um toiro (o célebre "Barrabás", de que ficaram célebres as fotos a entrar num "Carocha") e toureava a pé... um cavalo.
Pedro Louceiro recebeu a sua alternativa em 1957 na praça do Campo Pequeno e toureou muito no seu país até ao final da década de 60, acabando por rumar ao México, ao sentir-se preterido pelas empresas em relação a outros cavaleiros, onde foi o grande impulsionador do nascimento de muitos cavaleiros, a quem ensinou e deu a alternativa e que sempre actuaram honrando Portugal, trajados de casaca e tricórnio. No ano de 1978 foi o responsável pela fundação do primeiro grupo de forcados luso-mexicanos, comandado por seu filho Pedro.
Pedro Louceiro, nascido em Sousel a 2 de Maio de 1927, morreu no México a 23 de Novembro de 1994, com 67 anos, ficando, por sua vontade, sepultado naquele país.
Depois de seu filho lhe ter seguido as pisadas, também seu neto Pedro Louceiro III o fez, sendo actualmente um dos mais destacados cavaleiros que actuam no México. Dia 2 de Abril, vamos vê-lo pela primeira vez em Portugal, na terra de sua família, na praça que honra e perpectua a figura e o nome histórico de seu avô.

Fotos D.R.