terça-feira, 29 de maio de 2018

Corrida de Reguengos rende homenagem à memória do Dr. Manuel Correia

Reguengos de Monsaraz rende homenagem à memória do Dr. Manuel
Fialho Correia na corrida do próximo dia 10 de Junho
Francisco Borges (ladeado por seus filhos Pedro e Francisco), antigo e recordado
forcado dos Amadores de Montemor, evoca a figura de seu sogro


A corrida do próximo dia 10 de Junho em Reguengos - um cartelazo! - é de homenagem póstuma ao Dr. Manuel Fialho Correia, recordado médico veterinário e um homem sempre dedicado às causas humanitárias. Seu genro, o antigo forcado Francisco Borges, recorda-o neste bonito texto e agradece ao empresário Vasco Durão a homenagem que vai ser feita.

Obrigado Vasco Durão!
Obrigado por em boa hora decidires homenagear o Dr. Manuel Fialho Correia.
Trata-se tão só, da pessoa mais justa e discreta que conheci, quis o destino que viesse a ser meu sogro, fez o favor de sempre me tratar como um dos seus filhos.
Foi um aficionado à festa dos toiros, que dedicou a sua vida ao bem-estar animal, veterinário dedicado aos animais de grande porte, sendo durante mais de uma década e até à sua extinção, o veterinário responsável pela Coudelaria Guilherme Gião, foi também veterinário de várias ganadarias bravas da região, nomeadamente S. Marcos e Stª Maria, das quais ainda era responsável aquando do seu falecimento. Na qualidade de Veterinário Municipal foi também por mais de 20 anos o responsável das praças de Mourão e posteriormente de Reguengos de Monsaraz.
Era também um Homem muito dedicado às causas humanitárias pelo que durante 35 anos pertenceu aos orgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, proprietária da praça de toiros, tendo entre 1962 e 1997 (ano da sua morte), desempenhado os cargos de vice Provedor, Provedor e Presidente da Assembleia Geral. Foi também entusiástico Reitor do Movimento dos Cursos de Cristandade, quer a nível paroquial, onde era chama viva de entusiasmo, extensivo a toda a Paróquia, quer a nível Diocesano, em que, além de responsável, desempenhou com mestria os cargos de Reitor e de Presidente do Secretariado Diocesano, sendo denotado animador da Escola de Responsáveis de Évora.
Mais uma vez, obrigado e bem hajas…

Francisco Borges

Fotos D.R. e Florindo Piteira