quinta-feira, 21 de junho de 2018

Vila Franca de Xira: 29ª Semana da Cultura Tauromáquica de 29 de Junho a 5 de Julho



29.ª edição da Semana da Cultura Tauromáquica vai decorrer de 29 de Junho a 5 de Julho em Vila Franca de Xira. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que conta com a colaboração de ganadarias, tertúlias, associações e personalidades individuais ligadas à Festa Brava, na organização de um programa cultural de elevada qualidade que inclui exposições, colóquios e espetáculos tauromáquicos.
Destacamos a Exposição “Revisitando a Ganadaria Palha”, que é inaugurada a 30 de Junho, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que assinala os 170 anos da Ganadaria Palha. Esta mostra expõe elementos representativos do seu percurso até aos dias de hoje, permitindo um breve olhar sobre uma das mais antigas e importantes ganadarias portuguesas com uma forte projeção além-fronteiras.
O programa da iniciativa conta ainda com a abertura de mais duas exposições, “A Tauromaquia e Arte do Ex-Líbris” no Museu Municipal e o “Universo Taurino”, na Galeria GART no Jardim Municipal da cidade. As três exposições estarão patentes de 30 de Junho a 8 de Julho.
O programa da Semana da Cultura Tauromáquica conta ainda com a realização de colóquios com personalidades que debatem esta expressão cultural, um treino dos forcados aberto ao público pelo Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, uma novilhada com a Escola de Toureio José Falcão, com entrada livre (cartaz ao lado), a promoção de tertúlias no Jardim Municipal, a Esperita (atividade dirigida ao público infantil) e muita animação.