sexta-feira, 27 de julho de 2018

Filhos de "Nené" apresentaram cartéis da Feira do Toiro-Toiro em Alcochete

A mesa: António José Cardoso, Francisco Morgado, Francisco Pinto (presidente
da Câmara de Alcochete), António Ribeiro Telles e Maria do Rosário Prates,
representando os proprietários da praça
A conferência de imprensa realizou-se ao final da tarde de ontem na arena da
praça de toiros de Alcochete
Aspecto da assistência, ontem à tarde, na arena de Alcochete
As estrelas da primeira corrida (Concurso de Ganadarias, a 12 de Agosto): Vitor
Ribeiro, Nuno Santana (cabo dos Forcados Amadores de Alcochete), António
Ribeiro Telles e Francisco Palha
Os toureiros e forcados da segunda corrida (16 de Agosto): Marcelo Lóia (cabo
dos Forcados do ABV de Alcochete), José Carlos Amorim (apoderado de Rui
Salvador, que não pôde estar presente), Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, Filipe
Gonçalves, Manuel Telles Bastos, António Prates e João Varela (representando
o Grupo de Forcados de Évora)
A família de "Nené" esta tarde no acto de apresentação dos cartéis da Feira do
Toiro-Toiro: seus sogros, Américo e Maria Luísa Carvalho, sua viúva, Paula Cardoso
e seus filhos, Margarida, António José e Cláudia


A empresa Toiros & Tauromaquia, há seis meses sob o dinâmico comando dos filhos do saudoso António Manuel Cardoso "Nené", Margarida e António José (com o imprescindível apoio da mãe, Paula Cardoso e também de Carlos Ferreira), fez ao final da tarde de ontem na praça de toiros de Alcochete a apresentação oficial dos três cartéis - duas corridas à portuguesa e um festival de beneficência - que compõem a tradicional e carismática Feira do Toiro-Toiro no próximo mês de Agosto.
Um acto emotivo e sobre o qual pairou indiscutivelmente a memória de "Nené", não fosse esta a primeira vez que todos estávamos na praça de Alcochete - a menina dos seus olhos - no acto de apresentação dos cartéis da sua Feira Taurina sem o ter a nosso lado.
Duas fotos de "Nené" que retratam precisamente a última vez que se fardou para pegar um toiro nesta arena de Alcochete são a imagem do cartaz da Feira do Toiro-Toiro e na primeira corrida, o tradicional Concurso de Ganadarias Associadas, a 12 de Agosto, ser-lhe-à prestada merecida homenagem.
Foram bonitas e de grande sentimento as palavras que o crítico tauromáquico Francisco Morgado dedicou à memória do saudoso empresário, antes de fazer a apresentação dos três elencos. A figura ímpar e inesquecível de "Nené" foi depois evocada também, nas suas intervenções, por António Ribeiro Telles, pelo presidente da Câmara de Alcochete, Francisco Pinto e por Maria do Rosário Prates, que, como sempre acontecia, representou uma vez mais nesta cerimónia de apresentação da Feira de Alcochete a empresa da família proprietária da praça.
Praticamente todos os cavaleiros, cabos de grupos de forcados e muitos ganadeiros que participam nos três espectáculos marcaram presença nesta conferência de imprensa.
Os bilhetes serão postos à venda no próximo dia 4 de Agosto e os cartéis são estes:

- Domingo, 12 de Agosto, às 18h00 - 36º Concurso de Ganadarias Associadas. 6 toiros de Condessa de Sobral, Dr. António Silva, Vale Sorraia, São Torcato, Ascensão Vaz e Canas Vigouroux para António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e Francisco Palha. Forcados Amadores de Alcochete.
- 4ª feira, 14, às 22h00 - Festival de Beneficência a favor dos Bombeiros Voluntários de Alcochete. 4 novilhos-toiros de Rio Frio para os cavaleiros praticantes Manuel de Oliveira, Francisco Correia Lopes, Ricardo Cravidão e José Moreira. Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete.
- 5ª feira, 16, às 22h00 - Corrida de Exaltação do Toiro-Toiro. 6 toiros de Palha (3) e Canas Vigouroux (3) para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos e o praticante António Prates. Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Amadores de Évora.

Fotos Emílio de Jesus




GuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardarGuardar