sábado, 18 de agosto de 2018

Corrida TV/Algarve: triunfo consagrou temporada de êxitos de Moura Caetano


João Moura Caetano reafirmou ontem na Corrida TV em Albufeira uma temporada de grandes triunfos. Deu duas voltas à arena e foi a estrela de uma noite que todos viram na televisão. Houve outros triunfos e só foi mesmo pena a praça não estar cheia, não tendo ficado por isso a imagem que se queria e se impunha do fulgor em que está a decorrer esta temporada

Miguel Alvarenga - Crónica breve, ou nem isso, antes um pequeno apontamento de uma corrida que todos viram ontem pela televisão. Lamente-se apenas a pontaria (falhada) da RTP ao transmitir uma corrida de uma praça mais turística que propriamente aficionada e onde as probabilidades de encher não eram, às partida, as maiores. Numa temporada de enorme fulgor no que respeita à presença de público nas praças e numa semana em que a Feira de Alcochete registou duas praças cheias, a de Abiul esgotou a lotação, as das Caldas da Rainha, da Arruda dos Vinhos, de Idanha-a-Nova, de Coruche e de Santo António das Areias estiveram emolduradas por um público entusiasta que as encheu até às bandeiras, assistimos ontem através da RTP a uma corrida numa praça quase vazia, cheia de clareiras e que deu, infelizmente, uma péssima e errada imagem do entusiasmo  com que o público aficionado está este ano a ocorrer e a encher as nossas praças. Não era esta a imagem que se devia ter passado... Estas coisas devem ser pensadas, estudadas e programadas com algum sentido. Por forma a dignificar e a engrandecer a tauromaquia. Que foi coisa que ontem não aconteceu.
Artisticamente, houve triunfos importantes. Os de João Moura, ainda e sempre o Maestro dos Maestros; o de João Moura Caetano (foto), que vive um momento de consagração absoluta e ontem reafirmou a grandeza do seu toureio numa lide em que bordou o toureio frente a um toiro excepcional de Fernando dos Santos (que regressou ao campo pela sua bravura); o de Marcos Bastinhas, que está também a viver uma temporada de êxitos consecutivos e ontem empolgou os poucos aficionados que estavam na praça de Albufeira e, certamente, os muitos milhares que seguiam a transmissão pela televisão; e o da jovem Mara Pimenta, que depois de ter estado algum tempo parada, regressou em força, revelando a sua casta, a sua raça e a sua correcta e ousada interpretação desta arte que abraçou e onde continua a provar ter pernas para andar.
Mais discretos, mas também com actuações vistosas, estiveram Tito Semedo e Sónia Matias. Nota alta para os toiros e os novilhos da ganadaria de Fernando dos Santos que ontem sairam à praça de Albufeira.
Os forcados do Ribatejo, de Cascais e de Arronches não deixaram os seus créditos por mãos alheias e executaram rijas pegas numa corrida em que a direcção, acertada como sempre, esteve a cargo de Agostinho Borges.

Foto D.R.