sexta-feira, 17 de agosto de 2018

GFA de Vila Franca na próxima 6ª feira no Campo Pequeno: 86 anos a elevar bem alto a nobre arte de pegar toiros



O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, um dos grupos mais antigos e prestigiados do panorama taurino, actua na próxima sexta-feira, 24 de Agosto no Campo Pequeno na Corrida 25º Aniversário TVI, em competição directa com os seus homólogos do Aposento da Moita.
Ao longo dos seus 86 anos de actividade, que se completarão a 8 de Outubro, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, que teve Joaquim Franco como cabo fundador, actuou em mais de mil corridas, tendo pegado um número superior a quatro mil toiros.
O seu historial está replecto de datas do maior significado para a história da arte de pegar toiros, como por exemplo a reportagem que a revista americana "Life" fez, em 1955, com alguns elementos do grupo e que foi distribuída a nível mundial. Por diversas ocasiões, elementos do grupo integraram selecções de forcados que se exibiram em várias partes do mundo.
O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira tem, no seu palmarés, actuações em Espanha, de que se destaca a estreia em Las Ventas (Madrid), em 1986, em França e no México. Em Outubro de 2001, numa das corridas comemorativas do centenário da praça “Palha Blanco”, pegaram, com enorme êxito, um curro da divisa espanhola de Eduardo Miura, facto inédito entre os forcados. O Grupo de Vila Franca de Xira foi um dos grupos actuantes na corrida comemorativa do centenário do Campo Pequeno, realizada em 20 de Agosto de 1992.
Grupo imprescindível nas grandes datas da tauromaquia nacional e, bem assim, na temporada do Campo Pequeno, registou em 2016 um enorme êxito numa corrida em que actuou como único grupo, executando seis memoráveis pegas a imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux, ganhando o prestigiado Troféu "Farpas"/"Volapié" como grupo de forcados triunfador desse ano na capital. Em 2017 foi um dos grupos que participou na corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno e pegou também na corrida de Gala à Antiga Portuguesa, com que encerrou o Abono.
Na actualidade, o Grupo de Forcados Amadores de Via Franca de Xira é capitaneado por Ricardo Castelo, que desempenha estas funções desde 2010 e que em Outubro se despede das arenas, pelo que na corrida da próxima sexta-feira vai comandar o grupo em Lisboa pela última vez.
Na corrida de 24 de Agosto, irão protagonizar acesa competição com o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, capitaneado por José Maria Bettencourt, perante seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave. Em praça estarão os consagrados cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e João Moura Jr.

Foto Frederico Henriques/@Campo Pequeno