sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Morreu o "Temperamento", viva o "Temperamento"! Um cavalo único!



Era um ás, muitos refenciavam-no como o melhor cavalo de toureio da actualidade, Paulo Caetano recordou-o na sua página do Facebook como "um cavalo único" - e disse tudo. O famoso "Temperamento", estrela da quadra do cavaleiro João Moura Caetano (fotos) morreu hoje, subitamente, vítima de ataque cardíaco fulminante, quando, a passo, caminhava para mais um treino na herdade do toureiro em Monforte.
Tinha o ferro de Javier San José (rejoneador espanhol) e Moura Caetano comprou-o em 2012 a Manuel Lupi, quando este se retirou das arenas. Com o "Temperamento" nas suas mãos, João Moura Caetano virou uma página na sua carreira - e no toureio a cavalo. Viveu com ele tardes e noites de glória imensa, bordando o toureio em verdadeiras sinfonias de arte e temple. Era, na realidade, um cavalo único. Um cavalo elástico, de uma expressão fora do comum. Não arrisco a dizer que qualquer um de nós teria toureado em cima deste cavalo, porque ele próprio toureava sózinho - porque não é verdade. Porque ao mérito do "Temperamento" terá sempre que se associar o mérito, a arte, a equitação e o valor do João - que o levou a terrenos impossíveis, que com ele fez nas arenas "tudo e mais alguma coisa", parecendo que tudo o que fazia era a coisa mais simples deste mundo.
João Moura Caetano e o "Temperamento" formaram ao longo dos últimos seis anos uma das duplas mais fantásticas do toureio a cavalo - e, juntos, escreveram a mais bonita das histórias.
Por morrer uma andorinha, nunca acabou a Primavera. Mas esta era uma andorinha especial. Resta a João Moura Caetano a consolação de ter tido na sua quadra um cavalo que todos desejavam, um parceiro único com quem viveu momentos de sonho sem igual. Mas a vida continua. E a arte não tem fim. Não é a primeira vez que Moura Caetano, como qualquer cavaleiro, perde um craque da sua quadra. A Festa continua. E o que o toureiro fez do "Temperamento" há-de fazer, com a sua intuição, com a sua raça e com a sua arte, das novas estrelas - que as tem, todos sabemos, na sua magnífica quadra.
Força, João! Olé, "Temperamento"!

Fotos D.R. e Emílio de Jesus