quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Noite de gala e apoteose ontem em Idanha-a-Nova

O presidente da Câmara, Engº Armindo Jacinto, com Joaquim Bastinhas, alvo
de uma grande homenagem que foi surpresa na corrida de ontem em Idanha
Pela primeira vez em Idanha-a-Nova, a corrida de ontem à noite tinha um
atractivo cartel de seis cavaleiros - e a praça encheu até às bandeiras!
Lide empolgante de Tito Semedo, a cumprir 25 anos de meritória carreira,
alcançando notável êxito no primeiro toiro de ontem em Idanha-a-Nova
Moura Caetano, que à tarde cortara três orelhas e saira em ombros em Espanha,
deu na Idanha a volta, com grande maestria, ao único toiro manso do curro
de Vinhas - triunfando
Lide de muita classe e valor a de Manuel Telles Bastos
Marcos Bastinhas galvanizou o público com uma actuação magistral
Mais um grande triunfo de Duarte Pinto, ao mesmo nível da apoteose que viveu
na última nocturna do Campo Pequeno. Este é o seu ano e a sua hora finalmente
chegou!
A praticante Verónica Cabaço teve uma noite irregular
Frente a duros e sérios toiros de Vinhas, viram-se ontem grandes pegas dos
grupos de Santarém e Alter do Chão. No final, o Troféu "Município" para a
melhor pega foi outorgado ex-aequo aos dois grupos e entregue aos respectivos
cabos, João Grave e Elias Santos (foto de baixo)


Grande noite de gala e apoteose do toureio a cavalo ontem em Idanha-a-Nova, com praça cheia e um curro de toiros bravo, sério e exigente de Vinhas. Seis cavaleiros e dois grupos de forcados em triunfo numa importante jornada a Norte de louvor à Festa Brava

A corrida que ontem decorreu na bonita praça de Idanha-a-Nova, com imenso ambiente e praça cheia, foi um espectáculo de grande emoção e repartidos triunfos, mercê do brilhante curro de toiros, sérios e bravos, da ganadaria Vinhas - uma vitória da tauromaquia e do empresário Luis Miguel Pombeiro, que nos últimos anos recolocou esta praça no mapa dos aficionados, labor que lhe mereceu um rasgado elogio, ao intervalo, quando se procedia à homenagem aos 130 anos da Filarmónica Idanhense, por parte do presidente da Câmara, Engº Armindo Jacinto.
Abriu praça o cavaleiro Tito Semedo com uma lide empolgante e que galvanizou o público, na temporada em que comemora 25 anos de alternativa e vem somando, nos últimos dias, importantes triunfos, como os que alcançou na passada sexta-feira em Beja e no sábado na Nazaré.
João Moura Caetano, acabado de chegar da praça espanhola de Ceclavin, onde cortara três orelhas e saira em ombros, veio à Idanha lidar a fava, o único manso e complicado toiro de Vinhas, a que deu superior e magistralmente a volta com o cavalo "Xispa" alcançando um notável êxito e provando que com os toiros maus se vêem, na realidade, os grandes toureiros.
Manuel Ribeiro Telles Bastos, o clássico da nova vaga, impôs diante de um toiro de excelente nota, a sua imensa classe e o seu redobrado valor. Lide perfeita, com rasgos de maestria e emotivos ferros ao estribo, como manda a lei e rezam os livros antigos que deve ser.
Marcos Bastinhas "rebentou o quadro" no quarto toiro da ordem, outro bom exemplar de Vinhas. Exuberante e emotivo, o cavaleiro de Elvas atravessa um grande momento e vem consolidando uma carreira triunfal nesta temporada em que assinala os 10 anos de alternativa. Lide em crescendo e com o público a "explodir" de ferro em ferro, para terminar com um par de bandarilhas colossal.
Embalado pelo memorável - e histórico - triunfo na última nocturna de Lisboa, Duarte Pinto esteve ontem ao mesmo nível em Idanha, parando corações com ferros de poder a poder, ao estribo, com emotivas e perfeitas reuniões. Este é indiscutivelmente o seu ano e Duarte atingiu por fim a plenitude depois de muitas temporadas a demonstrar que um dia a sua hora haveria de chegar. Chegou mesmo! Está um toureirazo de se lhe tirar o chapéu!
A jovem praticante Verónica Cabaço teve ontem uma lide irregular, alternando o bom com o mau, falhando alguns ferros, mas demonstrando raça e valor.
Pegaram os Amadores de Santarém e de Alter do Chão, dois grupos que têm nas suas fileiras vários elementos naturais de Idanha-a-Nova. Pelos ribatejanos foram caras Francisco Graciosa (à primeira), Francisco Paulos (à primeira) e João Goes (à segunda, emendando Manuel Murteira, que se lesionou num ombro na primeira tentativa para pegar o quinto toiro da noite). Pelos alentejanos pegaram Filipe Ribeiro (numa dura pega à terceira, ao toiro manso lidado por Caetano), João Galhofas (à primeira, na pega da noite) e Diogo Bilé (à primeira).
Estava em disputa o Troféu "Município" para a melhor pega, tendo o mesmo sido outorgado ex-aequo aos dois grupos de forcados.
A corrida foi bem dirigida por Francisco Calado, assessorado pelo médico veterinário Dr. Carlos Santos.
Ao intervalo, decorreu a homenagem à Filarmónica Idanhense pelos seus 130 anos de actividade, a quem o presidente da Câmara teceu justo elogio. O empresário Luis Miguel Pombeiro prestou também homenagens aos cavaleiros Tito Semedo pelos seus 25 anos de alternativa e Marcos Bastinhas pelos seus 10 anos de alternativa e ao Maestro Joaquim Bastinhas, pelo seu regresso às arenas depois do grave acidente que o deixou entre a vida e a morte. E fez questão de agradecer publicamente à ganadaria Vinhas o facto de ter enviado a Idanha um curro de toiros tão sério e com tanto trapio, principal responsável pelo grande sucesso da corrida de ontem, mercê do muito empenho dos seis cavaleiros e dos dois grupos de forcados.

Fotos Bárbara M. da Costa