domingo, 18 de novembro de 2018

GFA de Coruche congratula-se com onda solidária que envolveu o Leilão Fotográfico a favor de Nuno "Mata"


O GFA de Coruche congratula-se com a grande onda solidária demonstrada ontem pelos homens da Tauromaquia no III Leilão Fotográfico Solidário que levou a efeito e em que se angariaram 5 mil euros para o forcado Nuno "Mata" e agradece publicamente a todos os fotógrafos que participaram doando as suas fotos

Realizou-se ontem, dia 17 de Novembro, na praça de touros de Coruche, a III edição do Leilão Solidário Fotográfico do Grupo de Forcados Amadores de Coruche. Nesta edição, que contou com as 47 melhores fotografias da temporada de 2018 do GFA de Coruche, gentilmente cedidas por 17 fotógrafos profissionais e amadores, foram angariados 5.000 euros para o forcado Nuno Carvalho “Mata”, do Grupo de Forcados do Aposento da Moita, que em 2012 ao pegar um toiro ficou tetraplégico.
Cerca de duas centenas de pessoas responderam ao desafio do Grupo de Coruche e provaram, uma vez mais, que a Tauromaquia é arte, é cultura mas é sobretudo uma escola de valores em que a Solidariedade é uma virtude basilar.
Por receio de esquecer alguém escusamo-nos a nomear todos os cavaleiros, empresários, apoderados, antigos e actuais forcados de vários grupos e os demais anónimos que licitaram e assim contribuíram para o valor final, mais aqueles que mesmo não tendo conseguido arrecadar qualquer fotografia entenderam deixar o seu contributo. Importa, isso sim, realçar a emoção vivida durante as mais de duas horas do Leilão onde ficou vincada a união em torno da causa. O momento mais marcante aconteceu exactamente na última fotografia levada a leilão, uma fotografia “extra”, a 48ª fotografia leiloada, que retrata uma pega do próprio Nuno “Mata” e que foi arrematada por 850 euros por um grupo de elementos do Grupo de Forcados do Aposento da Moita que previamente, e para surpresa do Nuno, haviam preparado esta quantia.
O Grupo de Forcados Amadores de Coruche congratula-se pelo feito alcançado, que mais do que o valor angariado, pretendia afirmar que os aficionados não esquecem aqueles que mais se sacrificaram em nome da Festa Brava.
Resta-nos agradecer a todos os presentes e em especial ao fotógrafos que tornaram o evento possível. São eles:
António Xavier, Armando Alves, David Costa. Fernando Clemente, Florindo Piteira, Francisco Dias, Frederico Henriques, Hugo Calado, João Silva, José D’Oliveira e Sousa, Maria Mil-Homens, Mónica Mendes, Mónica Santa Bárbara, Nuno Almeida, Nuno Goes, Pedro Batalha e Sofia Almeida.

José Macedo Tomás
Cabo do GFA de Coruche

Foto Mónica Santa Bárbara