terça-feira, 20 de novembro de 2018

"Prós e Contras": chegámos para os "talibãs"!

Francisco Oliveira (presidente da Câmara de Coruche), Hélder Milheiro (director
executivo da Federação Prótoiro) e Luis Capucha (Professor Universitário e
sociólogo) constituiram o painel que defendeu - e muito bem - a Tauromaquia
ontem no "Prós e Contras". Várias figuras do mundo taurino entre o público,
como Mário Coelho, Rui Salvador e António Telles (em baixo)


Lúcida, serena, inteligente e com argumentos - foi a forma como se defendeu a noite passada a arte tauromáquica na RTP1 no programa "Prós e Contras" de Fátima Campos Ferreira, contrapondo com a falta de argumentos válidos e sobretudo o arrepiante desconhecimento com que falam da causa que atacam, por parte dos "antis" que, como sempre (e é pena, porque ao contrário seriam muito mais combativos e participantes), usam apenas e só um discurso fundamentalista, equiparando-se, como um deles mesmo confessou, a meros "talibãs"...
Hélder Milheiro, Luis Capucha e o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, compusarem o painel defensor da Tauromaquia, tendo havido também brilhantes intervenções do ganadeiro Dr. Joaquim Grave e dos presidentes das Câmaras de Alcochete, Fernando Pinto, de Santarém, Ricardo Gonçalves e de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
Entre a assistência contavam-se inúmeros cavaleiros, entre os quais Rui Salvador, António Ribeiro Telles, Duarte PintoAntónio Maria Brito Paes, João Moura Júnior e João Maria Branco,o matador de toiros Mário Coelho e também diversas figuras do mundo dos forcados, como José Luis Gomes, José Manuel Pires da Costa, João Grave, Vasco Pinto e José Macedo Tomás, entre muitos mais.
Uma vez mais, discutiu-se apenas e só o sim ou não das corridas de toiros. Uns defenderam - e bem - que se trata de uma arte, de uma cultura e de uma tradição. Os contras disseram as coisas que dizem sempre, evidenciando, repetimos, um assustador desconhecimento de causa.
É sempre assim.

Fotos naturales.com/Facebook e Rui Salvador /Facebook