quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Quadro clínico de Bastinhas mantém-se estável e sem alterações


O estado clínico de Joaquim Bastinhas mantém-se estável, dentro da gravidade. As notícias continuam a ser escassas e isso está a dar azo a alguma especulação e dramatismo, nomeadamente por parte de alguma imprensa. Uma fonte da unidade hospitalar em que o toureiro está internado garantiu-nos que a situação está estabilizada e não sofreu alterações nas últimas horas

A escassez de informação e a decisão da Família - há que respeitar - de pouco divulgar informações sobre o estado clínico do Maestro Joaquim Bastinhas estão a dar azo a alguma especulação e a imprensa tem nos últimos dias divulgado notícias mais dramáticas onde se dá conta, nomeadamente, de que o famoso toureiro "luta pela vida" e se encontra em "estado crítico".
Não se trata de um ilustre desconhecido, antes pelo contrário, Joaquim Bastinhas é o mais popular dos toureiros nacionais dos últimos anos e a sua fama ultrapassou mesmo as barreiras do mundo tauromáquico, sendo uma figura querida e acarinhada pelos portugueses, pelo que se torna natural que os jornalistas pretendam dar ao grande público, que o estima e admira, notícias sobre o estado em que se encontra.
O "Farpas" pode adiantar, como atrás dissemos, que o estado clínico de Bastinhas é estável e não se agravou nas últimas horas. O toureiro está em coma induzido, internado num hospital particular de Lisboa, na sequência de complicações surgidas no período pós-operatório, depois de uma intervenção cirúrgica na passada semana (a segunda a que foi submetido num espaço de três dias) a um polipo nos intestinos. A Família mantém-se desde então em Lisboa a acompanhar a evolução do seu estado.
Joaquim Bastinhas é, como todos sabem, uma verdadeira força da natureza e vamos por isso mesmo ter fé e acreditar que uma vez recuperará. Vítima de um gravíssimo acidente no campo em Setembro de 2015, quando foi atropelado na sua herdade em Elvas por uma máquina agrícola, conseguiu superar e ultrapassar todas as adversidades e este ano regressou às arenas alcançando dois memoráveis triunfos nas praças da Figueira da Foz e de Elvas.
Rogério Amaro, um dos mais carismáticos taurinos nacionais e que este ano voltou a apoderar Bastinhas no seu regresso às arenas, depois de o ter já apoderado e de há dez anos se ter afastado da actividade, disse esta manhã ao "Farpas" que também poucas notícias tinha sobre o estado de saúde do seu amigo: "Sei o que tenho lido na imprensa e fiquei altamente preocupado quando hoje li no 'Correio da Manhã' que a situação era dramática. ainda não falei com a família".
Uma fonte hospitalar garantiu-nos, como dissemos, que o quadro se mantém estável, dentro da gvaidade, mas que não sofreu alterações nas últimas horas.
Força, Maestro!

Foto D.R.