sábado, 8 de dezembro de 2018

Confirmada notícia que o "Farpas" deu em Agosto: Leonardo Mathias é o novo cabo do GFA do Aposento da Moita


O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita acaba de oficializar a passagem de testemunho do cabo José Maria Bettencourt a Leonardo Mathias - uma sucessão anunciada em primeira mão pelo "Farpas" no passado mês de Agosto

Leonardo Mathias (à esquerda, na foto) é, a partir de hoje, o novo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, sucedendo a José Maria Bettencourt (à direita).
A sucessão, que fora avançada a 10 de Agosto pelo "Farpas", suscitando na altura um desmentido e uma posterior confirmação de Bettencourt, acaba de ser anunciada oficialmente através de um comunicado publicado na página do grupo no Facebook.
José Maria Bettencourt, lê-se no referido comunicado, "por motivos profissionais irá rumar à Austrália, o que não permitia que pudesse estar focado a cem por cento nos destinos do grupo para preparar a temporada que se avizinha. Assim, a partir deste dia, os destinos do grupo passam a pertencer ao Leonardo Mathias, que assumirá desde já essa função".
A intenção de José Maria Bettencourt de se retirar já tinha sido comunicada anteriormente, contudo, refere o comunicado, "só hoje se oficializou" na Assembleia-Geral de final de temporada. Por motivos da sua ausência na próxima época, Bettencourt não fará a despedida num espectáculo taurino, tendo a passagem de testemunho ocorrido hoje no seio do grupo.
O Grupo do Aposento da Moita resultou de uma cisão nos Amadores da Moita e foi fundado em 1975 por José Manuel Pires da Costa, que o comandou até 1986, despedindo-se no Campo Pequeno e sendo então sucedido por Manuel Vieira Duque. De 1990 a 2000 o grupo foi comandado por João Simões, sucedendo-lhe depois Hélder Queiroz. De 2006 a 2013 foi capitaneado por Tiago Ribeiro e nos três anos seguinte, até 2016, teve como cabo José Pedro Pires da Costa, filho do fundador. Seguiu-se José Maria Bettencourt que, após dois anos à frente do Aposento da Moita, passou agora o testemunho a Leonardo Mathias, oitavo cabo do grupo, neto do Embaixador Leonardo Mathias e também do ganadero D. Eduardo Guedes de Queiroz.

Foto D.R./@GFA do Aposento da Moita