quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

145 anos da praça do Cartaxo: nova empresa anuncia as actividades de Março


A nova empresa gestora da praça de toiros do Cartaxo, composta pelo cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira e o empresário Luis Miguel Pombeiro, anuncia as primeiras actividades, para o mês de Março, inseridas nas comemorações dos 145 anos da inauguração da praça - três colóquios que decorrerão no Centro Cultural nos dias 9, 16 e 23 e um treino público no dia 10 na praça de toiros (entrada livre) com os cavaleiros Parreirita Cigano e Manuel Oliveira e os Forcados Amadores do Cartaxo.
O primeiro colóquio, no dia 9 de Março, tem por tema "Toureio a cavalo, passado e presente" e contará com as intervenções dos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, João Palha Ribeiro Telles, Parreirita Cigano e Manuel Oliveira, sendo moderado por Maurício do Vale.
O segundo colóquio, subordinado ao tema "Forcados, a identidade nacional", conta com as participações de Simão Comenda, José Manuel Pires da Costa e Bernardo Campino e será moderado por João Cortesão.
O terceiro e último colóquio de Março, no dia 23, será sobre "O toiro de lide e a sua importância". Moderado pelo Dr. Vasco Lucas, terá um painel composto pelos ganaderos João Santos Andrade, Joaquim Alves de Andrade e Jorge de Carvalho.
Em Abril decorrerão outros colóquios em que se abordará o toureio a pé e também a imprensa taurina.
A empresa anuncia actividades na praça de toiros durante todos os meses de 2019 e a realização de quatro corridas de toiros nos dias 1 de Maio, 21 de Junho (que pode ser televisionada), 23 de Agosto (corrida comemorativa do 145º aniversário da praça) e 1 de Novembro.