domingo, 10 de fevereiro de 2019

Duarte Fernandes "atirou-se para a frente" no Festival da Granja

Teve menos público do que se esperava, mas foi um espectáculo agradável
e com momentos de muito bom toureio o Festival de ontem na Granja
Actuação soberba e de enorme classe. Rui Fernandes em grande ontem na
Granja
Filipe Gonçalves rubricou uma lide de bom nível
Perfeição, emoção e classe na lide de João Moura Júnior
Depois da queda e do susto, João Ribeiro Telles veio acima e realizou uma
lide agradável, fazendo jus ao seu estatuto de primeira figura
António Prates começou de forma irregular, mas depressa se encastou
reafirmando as grandes qualidades com que se destacou nas últimas épocas
Foi com esta verdade e com esta emoção que Duarte Fernandes se revelou
ontem na Granja, deixando antever um futuro brilhante. O sobrinho de Rui
Fernandes "atirou-se para a frente" e é já a grande novidade da temporada


Duarte Fernandes foi ontem a novidade e trouxe uma lufada de ar puro no Festival que se realizou na Granja. Os veteranos honraram os seus pergaminhos numa tarde de bom toureio e Prates reafirmou que é um caso

Seguro de si, com extraordinário sentido de lide e a fazer tudo bem feito, o cavaleiro amador Duarte Fernandes, sobrinho de Rui Fernandes, deixou ontem antever na arena da Granja um futuro brilhante e promete desde já ser a grande novidade desta temporada. Lide correctíssima e triunfal frente a um novilho codicioso de Ribeiro Telles. Chegou ao público e demonstrou qualidades para ser uma nova estrela a brilhar no futuro.
António Prates, a revelação das últimas temporadas, a caminhar para a alternativa, começou de forma irregular, mas depressa se emendou, terminando em grande plano e cravando mesmo aquele que se pode considerar o grande ferro da tarde. Lidou o novilho mais complicado do festejo, da ganadaria Branco Núncio, mas teve argumentos de sobra para dar a volta à situação.
Os quatro veteranos honraram os seus pergaminhos. Rui Fernandes, frente a um bom novilho de Romão Tenório, teve uma lide de enorme classe, com a verdade e a emoção que são seus apanágios.
Filipe Gonçalves lidou com brilhantismo um novilho de Núncio, estando muito acertado, mais calmo e sem "espalhafato", com nível. João Moura Júnior, exibindo os novos craques, esteve fiel ao seu conceito numa lide e emotiva e com a sua marca a um bom novilho de Romão Tenório. João Ribeiro Telles sofreu uma queda aparatosa por o cavalo ter escorregado na cara no novilho da ganadaria da casa, mas recompôs-se e encastou-se, fazendo jus ao seu muito valor.
As pegas, como anteriormente referimos em pormenor, estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Riachos (duas à primeira e uma à segunda) e dos Académicos de Combra (três pegas ao primeiro intento), dois grupos não associados que entraram no cartel a substituir os três grupos sócios da ANGF que estavam anunciados por questão que são conhecidas e em nada dignificam a tauromaquia.
Os dois grupos não associados deram um louvável exemplo de dignidade e de valor, honrando ao mais alto nível a imagem do Forcado Amador e provando que não há, não houve nunca, nem pode haver, grupos de primeira e grupos de segunda.
O festejo, tal como acontecera na semana anterior em Mourão, foi bem dirigido por Agostinho Borges, que esteve assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.

Fotos Maria Mil-Homens