quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Pablo Hermoso em acto solidário ontem no México



Pablo Hermoso de Mendoza viveu ontem uma jornada muito especial no México. Longe da toda a azáfama aue representa a sua temporada naquele país, o rejoneador navarro esteve na localidade de San Pedro Benito Juárez, Atlixco, Puebla, situada na ladeira do vulcão Popocatépetl, para participar no acto de reinauguração das capelas de San José e da Puríssima Concepción, que haviam sido afectadas pelo sismo de 19 de Setembro de 2017, que causou grandes estragos no Património Cultural mexicano.
Pablo Hermoso, perante esta situação que deixava sem templo de reunião e de culto a muitas pequenas localidades, acordou com o Fideicomiso Fuerza México a doacção de três milhões de pesos para restaurar este património e assim colaborar com a reabilitação dos pequenos templos.
A  menos de um ano daquele donativo, o próprio Pablo Hermoso de Mendoza participou ontem no acto de reinauguração da capela, acompanhado pelas autoridades locais e nacionais, entre as quais Arturo Balandrano, director de Monumentos da Secretaria da Cultura, Valeria Pie, Coordenadora Nacional de Monumentos, Salvador Camarena Rosales, director de Apoio Técnico da Coordenação Nacional de Monumentos Históricos, Ximena Suárez Coiso, directora-geral de Fideicomiso Fuerza México, entre outros.
O próprio Pablo Hermoso, a quem o povo acarinhou e agradeceu este gesto solidário, usou da palavra no acto de reinauguração das capelas, manifestando o seu contentamento por poder contribuir para a reabilitação de dois templos históricos.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza/Farpas