quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Rui Salvador estreou-se nas arenas há 43 anos na praça da Barquinha

Rui Salvador comemorará esta temporada o 35º aniversário da sua alternativa
numa grande corrida no Campo Pequeno a 8 de Agosto
O famoso cavaleiro de Tomar nos seus princípios, aqui actuando
também num festejo de Carnaval na praça de Lisboa
No seu diário, Rui Salvador recorda a primeira actuação em público há 43 anos


Rui Salvador, um dos expoentes máximos do toureio a cavalo, cumpre esta temporada 35 anos de alternativa. E hoje, 13 de Fevereiro, cumprem-se 43 anos da sua estreia nas arenas

Foi há 43 anos, no dia 13 de Fevereiro de 1976, que Rui Salvador se estreou nas arenas actuando num espectáculo de Carnaval celebrado na praça de toiros de Vila Nova da Barquinha, em que alternou com o também cavaleiro tomarense Ricardo Alves "Tomix".
Na página do seu diário referente à sua primeira presença numa arena, escreve o toureiro: "Na minha primeira actuação não tive muita sorte com a vaca que me tocou, pois ela desde o princípio até ao fim andou sempre a fugir do cavalo e não consegui pôr nenhum ferro, seria a minha pouca experiência ou o muito saber da vaca. Montava um cavalo branco de ferro Veiga, de nome Veiguinha".
Rui Salvador fez a prova de cavaleiro praticante a 19 de Abril de 1981 na praça de Tomar e tomou a alternativa a 9 de Agosto de 1984 no Campo Pequeno, na 9ª Corrida da Rádio, comemorativa dos 20 anos do infelizmente desaparecido programa "Sol e Toiros" (RDP), apadrinhado por José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura. Pegavam os forcados de Montemor e de Lisboa e lidaram-se toiros da ganadaria espanhola de João Moura.
Este ano, a 8 de Agosto, comemorará oficialmente numa corrida no Campo Pequeno o 35º aniversário da sua alternativa.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.