quarta-feira, 11 de março de 2020

Coronavírus: Madrid suspende primeiros festejos da temporada


Depois de ontem ter sido anunciada a suspensão das duas primeiras feiras taurinas de Espanha, Castellón e Valência (adiadas para novas datas que estão a ser estudadas), em virtude das medidas tomadas pelo Governo espanhol de prevenção à propagação do Coronavírus, foi hoje também divulgado pela empresa Plaza 1 que ficam suspensas as primeiras novilhadas da temporada na Monumental de las Ventas, em Madrid, que estavam agendadas para os dias 22 e 29 de Março. Ainda não existe uma decisão quanto às corridas de Domingo de Ramos e de Domingo de Páscoa, no início de Abril.
Ontem mesmo o ministro da Saúde (Sanidad) Salvador Illa anunciou o novo pacote de medidas de prevenção, entre os quais a proibição de actos com mais de mil pessoas em Madrid, La Rioja e Vitória - o que afectará outros espectáculos taurinos.
Também foi suspenso o tradicional festival a favor da Associação Contra o Cancro que estava anunciado para 29 de Março em Murcia com o rejoneador Diego Ventura, os matadores Enrique Ponce, Pepín Liria, "El Fandi" e Cayetano Ordoñez e o novilheiro Borja de Noé.
Entretanto e como ontem noticiámos, está também suspensa em França a Feira Taurina de Páscoa em Arles, onde reaparecia Alejandro Talavante e onde Ventura se encerrava com seis toiros no início de Abril.
Em Portugal e apesar das recomendações da Direcção-Geral de Saúde, só foram até agora adiadas as corridas que estavam agendadas para 22 de Março em Santarém e 5 de Abril em Almeirim.

Foto D.R.