sábado, 8 de agosto de 2020

A nossa homenagem ao forcado Nuno Luis: a última pega na Chamusca

Esta é a nossa homenagem ao forcado Nuno Marques Luis, que desde 2005 integrava o grupo dos Amadores da Chamusca (inicialmente sob o comando do cabo também chamado Nuno Marques, depois com Nuno Marecos, actual cabo, a capitanear o grupo) e que ontem, em circunstâncias ainda não devidamente esclarecidas, foi encontrado morto num terreno junto da casa onde vivia, em Santarém, depois de ter estado dois dias desaparecido.

Nuno Marques Luis tinha 35 anos e despiu a jaqueta, deixando uma brilhante carreira como forcado, na corrida de quinta-feira da Ascensão do ano passado, 30 de Maio, na praça de toiros da Chamusca, onde foi autor da primeira pega da tarde e venceu o prémio que estava em disputa. Nessa corrida foram também galardoados o cavaleiro Luis Rouxinol (melhor lide a cavalo) e o matador Nuno Casquinha (melhor lide a pé), ambos na foto de baixo com o malogrado forcado.

Deixamos hoje aqui, em jeito de derradeira homenagem, num dia que é de tristeza para a família, os amigos e os antigos companheiros de Nuno Luis no Grupo da Chamusca, as fotos da sequência da sua última pega.

Depois da brilhante pega que fez, foi à arena entregar a sua jaqueta ao cabo Nuno Marecos e deu duas emotivas e muito aplaudidas voltas à arena - as últimas.

Que em paz descanse.

Fotos M. Alvarenga