domingo, 9 de agosto de 2020

Aposta ganha pelo empresário José Gonçalves na Barquinha

 A praça de toiros de Vila Nova da Barquinha registou ontem uma agradável "enchente" (cerca de 50% da lotação preenchida, como mandam as regras da "nova normalidade" - apesar de, a avaliar por esta foto, também nos pareça que está gente a mais e sem distância cumprida nas bancadas...), tendo constituído um sucesso (que terá repetição com a realização de uma segunda corrida nesta temporada) a aposta do novo e empreendedor empresário José Gonçalves.

Apesar de à mesma hora se realizar em Alcochete a tradicional corrida concurso de ganadarias, o público afluiu às bancadas da castiça praça ribatejana motivado pela disputa entre dois grupos de forcados da região (Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca) e para ver a prova de cavaleiro praticante do toureiro da vila vizinha de Riachos, Paco Velásquez.

Lidaram-se, segundo as informações que recolhemos, quatro bem apresentados toiros da ganadaria de Paulo Caetano, os três primeiros mais parados, o quatro bravo; e dois de Maria Guiomar Cortes de Moura (lidados por Paco Velásquez), sobressaindo o primeiro, que foi "indultado" e regressou ao campo.

João Moura Caetano, com pouca matéria para poder brilhar, destacou-se na apurada lide do seu primeiro toiro, sobretudo com o cavalo "Baco" que tem ferro de Pablo Hermoso. No seu segundo, mansote, protagonizou uma actuação de muita entrega e valor.

Miguel Moura esteve regular no seu primeiro e francamente bem no segundo, a atestar pelas informações que colhemos, com excelentes ladeios, bons pormenores de brega e de lide e ferros ousados que chegaram ao público.

Paco Velásquez, muito acarinhado pelo público, destacou-se no toiro da prova de praticante, o de Guiomar Moura que foi "indultado", numa lide que entusiasmou as bancadas. No seu segundo esteve mais irregular na cravagem dos ferros.

Pelos Amadores da Chamusca pegaram Diogo Ambrioso à segunda, Miguel Santos e Francisco Rocha à primeira; pelos do Aposento da Chamusca foram caras João Diogo e Rafael Pereira, ambos à terceira e Vasco Coelho dos Reis à primeira.

Dirigiu bem a corrida José Soares, assessorado pelo médico veterinário José Luis Cruz e ao início da corrida foi guardado um minuto de silêncio em memória do antigo forcado dos Amadores da Chamusca, Nuno Marques Luis, falecido há poucos dias.

Foto D.R.