sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Campo Pequeno: uma corrida das que fazem aficionados!


Joaquim Grave foi duas vezes à arena, no terceiro e quinto toiros (este, o Marismero, que em Setembro lhe deu uma cornada na Galeana), o que só por si diz bem do memorável triunfo que a ganadaria Murteira Grave alcançou ontem à noite na segunda corrida da temporada do Campo Pequeno.
No final do espectáculo, foi anunciado que a empresa Ovação e Palmas repetirá a ganadaria em Lisboa numa das corridas extra-abono - mais que merecido!
Para além das grandes ovações que o público tributou a Manuel Ribeiro Telles Bastos, outro grande triunfador da noite, nos seus dois toiros, a mais demorada e mais sonora das ovações de ontem no Campo Pequeno foi precisamente para o toiro Marismero quando o director de corrida João Cantinho o premiou com justíssima "volta à arena".
Manuel Telles Bastos esteve enorme a lidar, a bregar, a cravar e a tourear. Duas lições de maestria, de classicismo, de toureio bom, à antiga. Triunfador maior da noite!
Ana Batista, que foi homenageada ao início da corrida pelos seus vinte anos de alternativa, fez os possíveis e os impossíveis frente ao primeiro toiro da noite, o mais reservado e mais complicado dos seis; e esteve depois muito bem com o quarto da ordem, com classe, valentia e grande profissionalismo.
Luis Rouxinol Júnior é um furacão. Duas portas gaiolas marcaram a decisão e a atitude de um jovem que não gosta de perder nem a feijões. Exuberante, a pisar a linha de fogo, voltou a conquistar Lisboa.
Frente a toiros de verdade e emoção, noite grande dos forcados de Montemor e Vila Franca.
Magistral a pega de Francisco Maria Borges, muito boa a de José Vacas de Carvalho, enorme a de Bernardo Dentinho, as três ao primeiro intento, com o grupo a ajudar, como sempre, "à Montemor".
Por Vila Franca pegaram o cabo Vasco Pereira, uma pega de tremendo valor na primeira tentativa, que depois repetiu por mais duas vezes, concretizando à terceira; David Moreira noutra grande pega à segunda; e Rui Godinho, muito bem à primeira.
Direcção acertadíssima de João Cantinho e grande moldura humana nas bancadas e galerias, com a lotação possível (50%) quase cheia. Ambiente de grande aficionados, como era antigamente no Campo Pequeno - e ontem voltou a ser.
Uma corrida daquelas que fazem aficionados - e se não esquecem.
Hoje, ao longo do dia, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga - e todas as fotos desta segunda grande corrida da temporada lisboeta.

Foto M. Alvarenga

Joaquim Grave e Manuel Telles Bastos: dois grande triunfadores
da nocturna de ontem no Campo Pequeno