segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Joaquim Grave e Marismero: o reencontro na Galeana

A Festa de Toiros é feita de momentos e de emoções. E este é um daqueles que tem um significado muito particular. Muito mesmo. Retrata o momento em que o ganadeiro Joaquim Grave e o toiro Marismero se reencontraram no campo, na Herdade da Galeana, onde este toiro regressou depois de ter sido "indultado" na última quinta-feira no Campo Pequeno, mercê da sua bravura, da sua codícia, da sua raça e da sua nobreza, apanágios da emblemática ganadaria Murteira Grave

Foi magistralmente lidado pelo cavaleiro Manuel Ribeiro Telles Bastos e superiormente pegado pelo grande forcado Bernardo Dentinho, dos Amadores de Montemor. O director de corrida João Cantinho premiou-o com "volta ao ruedo" e o público tributou-lhe aquela que foi uma das maiores ovações da noite. No final, o ganadeiro teve honras, como já as tivera no terceiro toiro da corrida, de vir à arena agradecer também uma calorosa ovação do público em reconhecimento pela nota altíssima do seu toiro. Fê-lo nas duas ocasiões acompanhado por suas filhas.

Mais emotivo e mais significativo e a marcar por isso de forma muito especial este reencontro é ainda o facto de ter sido este o o toiro que em Setembro do ano passado colheu gravemente o ganadeiro Joaquim Grave quando este procedia a trabalhos no campo, infringindo-lhe uma violenta cornada na coxa e atirando-o para cima do muro do tentadero, salvando-lhe deste modo a vida.

Agora foi a vez de Joaquim Grave salvar a vida ao toiro que o ia matando, "indultando" o Marismero na noite de quinta-feira passada e trazendo-o de volta ao campo para semental da ganadaria. Depois do drama, a emoção de todas as alegrias.

Foto D.R./@Murteira Grave