sexta-feira, 18 de setembro de 2020

João Rosmaninho: animadoras notícias sobre o estado do forcado

Última Hora - Graças a Deus, são animadoras as notícias sobre a favorável evolução do estado clínico do forcado João José Rosmaninho, de 24 anos, membro do Grupo de São Manços, vítima de grave lesão no fígado sofrida quando pegou o terceiro toiro da corrida celebrada no último sábado em Reguengos de Monsaraz.

Após três intervenções cirúrgicas, a última delas anteontem, o doente foi esta manhã acordado (tem estado em coma induzido ao longo de toda a semana) por alguns momentos.

"Esteve agitado, o que os médicos dizem ser normal nestas situações e não tem noção do que lhe aconteceu. Mas está bem e a recuperar muito favoravelmente. A equipa médica que o assiste e é uma das melhores do país, projecta desligá-lo definitivamente do ventilador nos próximos dias, provavelmente ainda no fim-de-semana. A reacção à terceira operação ao fígado, ocorrida na quarta-feira, que foi a terceira no curto espaço de uma semana, tem sido muito positiva e os médicos já demonstram alguma animação face à positiva evolução do meu primo" - diz-nos Óscar Rosmano, filho do célebre matador do mesmo nome (residente no México). João José é sobrinho neto do famoso toureiro.

O pai de João Rosmaninho tem sido o único familiar que, em períodos restritos, o tem visitado. O doente não pode ter visitas e na próxima semana, depois de o retirarem do estado de coma induzido, a equipa do Hospital de Santa Maria que o tem assistido projecta colocar à sua disposição um aparelho para lhe permitir falar em video-conferência exclusivamente com os pais.

Foto D.R.