sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Moita: destacou-se João Telles na mais longa das corridas da temporada

A praça de toiros da Moita registou ontem à noite a maior enchente desta feira (dentro dos limites de lotação agora existentes), como era de prever, na tradicional corrida de cavaleiros de quinta-feira, comemorativa dos 45 anos da fundação do grupo de forcados do Aposento da Moita.

Lidaram-se cinco toiros e um novilho da ganadaria Mata-o-Demo, de excelente apresentação, de boa qualidade os três primeiros, complicados e mansos os outros três.

João Ribeiro Telles, no melhor momento de sempre, foi dos seis cavaleiros o mais destacado. Abriu a corrida António Telles com uma actuação correctíssima, à Maestro. Filipe Gonçalves entusiasmou o público com uma brilhante lide, valorosa e variada. O espanhol Andrés Romero não teve matéria prima para triunfar, mas rubricou uma digna actuação. António Prates teve altos e baixos com um toiro parado e manso. E o jovem amador Tristão Ribeiro Telles, com um novilho manso e sem investida, evidenciou boas maneiras, noção de lide e muita ousadia.

Os forcados Amadores do Aposento da Moita tiveram uma noite duríssima, felizmente sem acidentes, mas complicada. Pegaram o cabo Leonardo Mathias, à quarta; Luis Fera à segunda; João Ventura à quarta; Fernando Parente na única pega à primeira; Martim Lopes num pegão à segunda; e Fábio Matos à quarta e mesmo assim mal fechado na cara do toiro. Fardaram-se e intervieram muitos antigos forcados do grupo, tendo-se destacado o ex-cabo Tiago Ribeiro a rabejar, grande como sempre.

Os toiros demoraram a recolher, as pegas tiveram várias tentativas e isso contribuiu para que esta tivesse sido a mais demorada de todas as corridas desta temporada em que tudo tem sido mais rápido e menos maçador. Acabou já passava da uma da manhã...

Ao longo do dia não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos da corrida.

Fotos M. Alvarenga

Praça cheia, dentro dos limites de lotação actuais
Fogo de artifício meia hora antes do início da corrida, em
honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, apesar de este
ano terem ficado canceladas as tradicionais festas
Noite dos cavaleiros registou a maior enchente da Moita
João Ribeiro Telles num ferro espectacular com o cavalo
Ilusionista. O grande triunfador da noite
Forcados do Aposento da Moita celebraram 45º aniversário
com uma actuação duríssima e complicada, felizmente sem
nenhum acidente