sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Lotação esgotada na última corrida da Feira da Moita

Lotação (permitida) esgotada e um ambiente enorme, ontem à noite, na última corrida da Feira da Moita, em que se comemorava o 70º aniversário do afamado Restaurante "Casa das Enguias", tendo a maioria dos cavaleiros e o grupo de forcados do Aposento da Moita dedicado as suas sortes à ilustre família Barata Gomes.

Os toiros da triunfadora ganadaria Passanha desta vez destoaram do que é usual. Com quilos a mais e bravura a menos, foram mansos e sonsos na generalidade. Muito bem apresentados estavam. Quanto ao resto...

Toureiros e forcados esforçaram-se e a corrida acabou por ser agradável e diversificada. Os maiores destaques da noite tiveram-nos Rui Fernandes (actuação emotiva e brilhante, depois de ter estado praticamente duas temporadas sem tourear em Portugal, portanto uma reaparição triunfal), João Ribeiro Telles (a reafirmar a diferença que tem marcado este ano em todas as praças), Luis Rouxinol Júnior (lide de valor tremendo, pondo a carne no assador com um toiro que desde o início se fechou em tábuas) e Duarte Fernandes (pela primeira vez num "aperto" a sério, ao lado de figuras e numa das mais importantes corridas do calendário nacional, revelando já alguma maturidade e uma fabulosa intuição).

Gilberto Filipe e Filipe Gonçalves tiveram azar com os toiros, fizeram os possíveis, passaram com dignidade pela Moita, mas sem o brilhantismo de outras actuações. O jovem amador Tristão Ribeiro Telles Guedes de Queiroz lidou em último lugar um novilho de Ribeiro Telles e desenvolveu lide agradável, reafirmando as potencialidades que tem vindo a evidenciar. Temos toureiro!

Os forcados do Aposento da Moita protagonizaram a tradicional "maratona" de pegas nesta corrida de quinta-feira da sua feira. Foram caras o cabo Leonardo Mathias (à primeira), João Ventura (também à primeira e que fez ontem a sua última pega, despedindo-se, mas não despindo a jaqueta), Martim Cosme Lopes (à segunda), Tiago Nobre (à terceira), António Ramalho e João Serrano numa cernelha eficaz, Tiago Valério (à primeira) e por fim Manuel Queiroz (à quarta, na pega mais complicada da corrida, ao novilho de Ribeiro Telles).

Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga e todas as fotos dos melhores momentos dos sete cavaleiros, bem como as sequências das sete pegas e o habitual registo dos Famosos que ontem esgotaram a lotação permitida da praça "Daniel do Nascimento".

Fotos M. Alvarenga