quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Dilúvio deixou a meio festival de ontem em Cali

Fortes chuvadas caídas ao longo de todo o dia e depois um verdadeiro dilúvio registado à hora do início do festejo levou a que apenas os matadores "Zotoluco", "Joselillo de Colômbia" e Javier Vásquez lidassem os primeiros três novilhos da ganadaria Alhama ontem na praça de Cañaveralejo, em Cali (Colômbia), suspendendo-se a seguir o festival. Javier Conde, Manuel Jesús "El Cid"Manuel Díaz "El Cordobés" não chegaram a tourear.

Era o Festival del Señor de los Cristales, integrado na Feira de Cali e que este ano apresentava um modelo nostálgico, com toureiros retirados e outros que não pisavam a arena de Cañaveralejo há alguns anos. 

Apesar do fortíssimo dilúvio, a empresa Tauroemoción, os toureiros e o presidente do festejo, o português Ferreira Paulo, decidiram ir com o espectáculo por diante. O mexicano "Zotoluco" (silêncio), o local "Joselillo de Colômbia" (silêncio) e o espanhol Javier Vásquez (silêncio) tourearam os primeiros três novilhos em condições verdadeiramente impraticáveis. Seguidamente, o presidente da corrida decidiu suspender o festival, que já de si contava com escassa presença de público nas bancadas, dadas as condições atmosféricas.

José Manuel Ferreira Paulo abandonou a praça sempre escoltado por elementos policiais, desta vez por nada, mas porque assim impera a lei na Colômbia, tratando-se ele da máxima autoridade na praça (presidente).

Hoje, 30 de Dezembro, se o tempo o permitir, realiza-se a última corrida da Feira Taurina de Cali, um mano-a-mano dos matadores Luis Bolívar (colombiano) e Emílio de Justo (espanhol, que saíu em ombros desta praça na passada terça-feira) com toiros espanhóis da prestigiada ganadaria de Victorinoi Martín, que faz o seu debute na Colômbia.

Fotos Diego Alais/cultoro.es e D.R.

Um verdadeiro dilúvio impediu a continuação do festival
O presidente Ferreira Paulo (à frente) abandonando a praça
sempre acompanhado da sua escolta policial

E com direito a proteção da chuva! Não é para todos...

Ferreira Paulo ontem com o matador Manuel
Jesús "El Cid", que não chegou a tourear
Ferreira Paulo (Cachapim) fotografado ontem 
com o matador mexicano Joselito Adame