sábado, 21 de maio de 2022

Moita: "Cuqui" em ombros pelo mérito

Joaquim Ribeiro "Cuqui" saíu esta tarde em ombros pela porta grande da praça da Moita, não propriamente porque a sua "encerrona" com seis toiros de Palha tenha sido um êxito artístico enorme, mas sobretudo pelo mérito deste seu gesto, quase heróico, quase épico.

A empresa Tauroleve variou este ano apresentando uma corrida diferente na tradicional Feira de Maio, sem cavaleiros e sem forcados. O público preencheu pouco mais de um terço das bancadas.

Houve três bons toiros de Palha, o segundo, o quinto e o sexto. O primeiro foi reservado e complicado, o terceiro não dificultou em demasia, o quarto (o único castanho) foi "um assassino" sem um passe.

"Cuqui" esteve acima de tudo valoroso e com uma raça inquebrável. Não variou muito as faenas, nem sequer nos tércios de capote, e pecou apenas por ter "afogado" em demasia os toiros, não lhes dando distâncias, toureando sempre "em cima deles". Mas teve um valor tremendo, arrimou-se, deu a cara, justificou em pleno todas as expectativas que rodeavam este seu gesto histórico de enfrentar, sem picadores, toiros da ganadaria Palha com idade, com peso e com trapio.

Um olé fortíssimo para todos os bandarilheiros que hoje actuaram na Moita, quer a lidar, quer a bandarilhar - actuações que amanhã aqui vamos destacar em pormenor.

"Cuqui" brindou o primeiro toiro a sua mãe, outro ao empresário António Manuel Barata Gomes, outro ao público e um ao bandarilheiro Tiago Santos. O sobressalente, que foi o novilheiro espanhol Juan Carballo, interviu num quite de capote no quinto toiro.

Amanhã, ao longo do dia, não perca as reportagens de Miguel Alvarenga: a detalhada análise da corrida, os melhores momentos das seis faenas de "Cuqui", as actuações dos bandarilheiros que esta tarde também brilharam na Moita e todas as fotos dos Famosos que estiveram na praça "Daniel do Nascimento".

Fotos M. Alvarenga

"Cuqui": "chicuelina" no primeiro Palha


Matador brindou primeira faena a sua mãe

O Maestro Vitor Mendes assistiu à corrida com o ganadeiro
Carlos Falé Filipe
Os matadores Israel Lancho (que ia perdendo a vida em Madrid,
colhido por um toiro Palha) e Eduardo Oliveira



Arrojo, valentia e entrega com seis toiros de Palha