quinta-feira, 16 de março de 2023

11 de Agosto em Alcochete: Pablo Hermoso na 12ª Corrida "Farpas"!

Miguel Alvarenga - A Corrida "Farpas" regressa em 12ª edição ao calendário taurino nacional depois de 13 anos de interregno - realizámos a última em 2010 na praça da Figueira da Foz. Parámos na altura por morte do saudoso empresário Manuel Gonçalves, meu querido amigo, que fora o nosso parceiro na realização das últimas corridas. Essa de 2010, o ano da sua morte, já foi organizada por seu filho António Manuel, que fez questão de honrar os compromissos que seu Pai tinha assumidos para essa temporada.

Depois, considerei que um projecto que tinha abraçado juntamente com Manuel Gonçalves deixava de fazer sentido com o seu desaparecimento e não voltei a fazer - nem a ter vontade de continuar - a Corrida "Farpas"

Nos últimos anos, foram várias os empresários que me propuseram regressar - e continuei a dizer que não. O meu papel, enquanto me apetecer aqui estar (já estive para sair algumas vezes e vocês lembram-se...), é escrever de toiros e defender a Tauromaquia enquanto jornalista. Não é organizar touradas.

Mas este ano acordei um dia com vontade de voltar a pôr de pé a Corrida "Farpas". E quando se me mete uma coisa na cabeça...

Tive várias propostas e equacionei vários cartéis. Para voltar, tinha que começar por algum lado. Gostava de trazer muitos toureiros (tanto cavaleiros, como matadores) e tantos grupos de forcados. De lidar várias ganadarias. Mas numa corrida não podem entrar todos.

Decidi-me por uma parceria. Com a jovem e, ao mesmo tempo, tão antiga (a mais antiga) empresa Toiros & Tauromaquia, que foi dos meus queridos amigos Rogério Amaro e António Manuel Cardoso "Nené" e que é hoje gerida pelos filhos deste, a Margarida e o António José.

Fazendo uma parceria com eles, no meu íntimo, está também uma forma de render homenagem a um dos maiores - e mais verdadeiros - Amigos que tive neste mundo dos toiros, o meu querido e eterno "Nené".

Assim sendo, a 12ª Corrida "Farpas" vai abrir, na noite de 11 de Agosto (sexta-feira, 22h00), a tradicional Feira Taurina das Festas do Barrete Verde e das Salinas - na emblemática praça de toiros de Alcochete. Que terá depois mais duas grandes corridas: o Concurso de Ganadarias no domingo 13 e outra corrida na segunda-feira 14.

A Corrida "Farpas" terá um cartel internacional, já que dele fará parte o número-um do rejoneio, Pablo Hermoso de Mendoza (fotos de cima) - que se apresenta a 10 de Junho em Santarém e dois meses depois estará em Alcochete na nossa corrida, sendo muito provavelmente as duas únicas ocasiões em que actuará este ano em Portugal, na penúltima temporada da sua carreira, já que se despede das arenas em 2024.

O cabeça de cartaz será o Maestro Luis Rouxinol, um toureiro que não precisa de mais apresentações e que é, desde há 36 anos, uma primeira figura da Tauromaquia nacional.

E o terceiro cavaleiro será o jovem António Prates, um dos maiores valores da nova vaga, uma figura em permanente ebulição, que tomou a sua alternativa nesta mesma arena de Alcochete em Junho de 2019, no ano em que a praça celebrou os 98 anos, sendo a sua a primeira alternativa ali concedida.

Nas pegas vão estar dois dos grandes grupos de forcados nacionais: os Amadores de Évora, então já comandados por José Maria Caeiro (que sucede a João Pedro Oliveira na Corrida de São Pedro em Évora a 1 de Julho), exactamente no dia em que o grupo celebra o 60º aniversário da sua fundação; e os Amadores de Alcochete, sob o comando de Nuno Santana.

Lidam-se seis toiros da histórica ganadaria de António Charrua, com idade, peso e trapio dignos da praça e do exigente público aficionado de Alcochete.

É o melhor cartel da temporada? Haverá muitos mais de grande destaque em outras praças, mas é certamente um dos mais atractivos do ano. Não queremos ser melhores, nem piores. Queremos, apenas e só, dignificar a Tauromaquia e engrandecer com dignidade e com um grande acontecimento esta temporada de 2023.

Esperamos por si na noite de 11 de Agosto em Alcochete! Vai ser uma festa rija!

Fotos Juan Andrés H. Mendoza, Fernando Clemente, José Canhoto e Frederico Henriques

Pela primeira vez, fazemos uma parceria - que esperamos dure
por muitos anos! - com a empresa Toiros & Tauromaquia, de
Margarida e António José Cardoso
Luis Rouxinol, primeiríssima figura do toureio nacional, é o
cabeça de cartaz da 12ª Corrida "Farpas"
António Prates, uma figura em ebulição!

Pegam dois dos primeiros grupos de forcados nacionais: 
Amadores de Évora e Amadores de Alcochete (em baixo)

Lidam-se seis toiros da ganadaria António Charrua