segunda-feira, 20 de março de 2023

Francisco Graciosa hospitalizado com pneumotórax

José Fialho e Francisco Graciosa, os dois forcados de Santarém
que ontem se lesionaram na "Celestino Graça"

Francisco Graciosa, o heróico forcado dos Amadores de Santarém, futuro cabo do Grupo (assumirá a chefia a 10 de Junho, sucedendo a João Grave) que ontem foi oito vezes à cara do primeiro e duríssimo toiro de Murteira Grave em Santarém, sofreu fractura de duas costelas e fez um pneumotórax, lesão que não é de extrema gravidade, mas que obriga a alguns dias de internamento hospitalar.

Segundo nos acaba de informar Diogo Durão, ex-presidente da Associação de Forcados, antigo forcado do Grupo de Santarém e actual membro da fantástica Associação Sector 9 (promotora das corridas na Monumental "Celestino Graça"), Francisco Graciosa foi ontem assistido na enfermaria e observado depois no Hospital de Santarém, sendo transferido ao final da noite para o Hospital de Sao José, em Lisboa, onde está internado.

O seu estado, graças a Deus, é estável e não inspira cuidados, mas a lesão pulmonar vai obrigar a que fique mais alguns dias hospitalizado até recuperar definitivamente.

Quanto ao outro forcado, José Fialho, que saíu da arena lesionado em maca depois de uma das últimas tentativas de Graciosa (ambos na foto de cima), apenas sofreu um desmaio de que recuperou na enfermaria, voltando à trincheira - e encontra-se bem.

José Fialho saíu ontem em Santarém a fazer as vezes de cabo do Grupo por forçada ausência de João Grave devido a motivos da sua vida profissional.

Já a seguir, não perca as fotos todas das sequências das pegas de ontem em Santarém - pelo grupo anfitrião e pelo Grupo de Évora -, depois de nesta madrugada já aqui termos mostrado num bloco especial todas as incidências da problemática pega dos Amadores de Santarém ao primeiro toiro de Murteira Grave.

Fotos M. Alvarenga



Francisco Graciosa saíu da arena lesionado depois
de oito heróicas tentativas para pegar o toiro



José Fialho, que ontem saíu como cabo por
ausência de João Grave, sofreu um desmaio,
mas recuperou na enfermaria