segunda-feira, 20 de março de 2023

GFA de Santarém: a duríssima primeira pega de ontem consumada à 10ª tentativa!

Miguel Alvarenga - O primeiro toiro da corrida de ontem em Santarém, um Grave à antiga, com teclas, cheio de sentido e a força de um comboio, derrotou tudo e todos de cada vez que sentiu o forcado na cara. Foi um toiro que não deixou boas recordações aos gloriosos Amadores de Santarém naquela que era a primeira das pegas do que viria a ser uma duríssima tarde para os dois grupos, este e o de Évora.

Francisco Graciosa, um forcado de eleição, experiente e com um valor acima da média, forcado de antes quebrar que torcer, futuro cabo do Grupo (sucederá a João Grave na corrida do Dia de Portugal na "Celestino Graça") foi, apenas e só, oito vezes à cara do toiro, estoicamente, como um herói.

Acabou por ser levado da arena nos braços dos companheiros, espera-se que sem nenhuma lesão de maior gravidade, acabando dobrado por Caetano Gallego, também fortemente derrotado na primeira tentativa e que acabou por consumar a pega na sua segunda intervenção, que acabou por ser... a décima.

Numa das últimas tentativas de Graciosa, ficou bastante maltratado um dos ajudas, que foi retirado de maca da arena.

O director de corrida Marco Cardoso foi condescendente, deu os avisos que tinha a dar e só por pouco o toiro não recolheu vivo aos currais. Por morrer uma andorinha não acaba a Primavera e o valoroso Grupo de Santarém fez depois duas grande pegas, a terceira da tarde por Salvador Ribeiro de Almeida à segunda e a quinta por Francisco Cabaço à primeira, um pegão à antiga - que vamos mostrar a seguir.

Pela sua complexidade e pelo extenso número de fotos que a retratam, abrimos hoje a reportagem das sequências das pegas com esta bloco dedicado à primeira da tarde e mais logo, ao início da manhã desta segunda-feira, publicaremos as restantes cinco. Imagens que mostram bem a dureza deste Murteira Grave e a grande carga de trabalhos que os Amadores de Santarém tiveram ontem para o pegar.

Fotos M. Alvarenga













































As oito heróicas tentativas de Francisco Graciosa





Caetano Gallego acabou por consumar a pega à décima, na
sua segunda intervenção