terça-feira, 21 de março de 2023

Irra, que é demais!

Miguel Alvarenga - Sempre que se refere ao namoro do toureiro Moura Caetano com a estrela televisiva Luciana Abreu, o "Correio da Manhã" insere a mesmíssima foto do cavaleiro, de minha autoria, captada na corrida de 8 de Setembro do ano passado na praça do Campo Pequeno - sem nunca se ter dignado a colocar os créditos (referenciar o autor da mesma). 

Fá-lo pela quarta vez na edição desta terça-feira, onde refere que a actriz foi pela primeira vez apoiar o seu novo amor na bancada de uma praça de toiros (onde até aqui nunca tinha estado...), em... Castelo de Vide, quando na realidade foi no sábado passado em Vila Viçosa...

Enquanto Chefe de Redacção de "O Diabo", Director de "O Crime", de "O Título" e do "Farpas", nunca recusei ceder fotos a companheiros de outras publicações, em nome da boa camaradagem que unia os Jornalistas de outros tempos.

"Arranjas-me uma foto de fulano ou sicrano em tal sítio?" - e eu arranjava, da mesma forma que eles nos cediam as fotos que pedíamos. Nesse tempo não havia - graças a Deus! - esta modernice chamada internet, onde todo o mundo tem acesso a todos as fotos e as saca ao Deus dará sem sequer pedir autorização para o fazer... Era diferente. Aparecia um estafeta com a foto em papel e a coisa estava feita! Um dia depois, devolvíamos através do nosso estafeta.

Hoje o Jornalismo faz-se à balda e que seja o que Deus quiser...

Proclamado arauto da Imprensa nacional, a cumprir 44 anos de existência, que aplaudo, o "Correio da Manhã" (onde tive a honra de colaborar, nos tempos áureos dos meus saudosos amigos Vitor Direito e Andrade Guerra) rege-se hoje, pelos vistos, pelas leis do Far-West... e não pede autorização para utilizar as fotos que encontra pela internet.

Não me ralo assim muito - protesto, apenas, por uma questão de princípio. De ética. E de respeito pela deontologia profissional.

A foto nem sequer é uma foto espectacular ou minimamente especial. Retrata o cavaleiro João Moura Caetano a dar a volta à arena no Campo Pequeno na última corrida do ano passado na capital. Fosse uma foto especial... e por certo agiria de outra forma.

Até publico em baixo outras fotos de Moura Caetano na mesma corrida, não vá o "CM" precisar também...

Infelizmente, isto passou-se e continua a passar-se com a minha foto, mas passa-se também com muitos outros companheiros a quem todo o mundo gama fotos a torto e a direito.

Irra, que é demais!

Fotos M. Alvarenga



Moura Caetano no Campo Pequeno - 8 de Setembro de 2022


Primeira vez que a minha foto foi usada e abusada no "CM"
Segunda vez - 15 de Março
Terceira vez - sábado passado, 18 de Março
Quarta vez - hoje