segunda-feira, 20 de março de 2023

Santarém: Moura Jr. reafirma dianteira do pelotão

João Moura Jr. venceu claramente - e sem discussão - o grande confronto de ontem à tarde em Santarém com Francisco Palha, demonstrando que é, indiscutivelmente e a anos luz do pelotão, a primeiríssima figura do toureio equestre nacional.

Deu com sabedoria e classe a volta ao primeiro e ao quinto toiros da tarde, mais reservados e a pediram contas - e teve uma lide magistral e memorável com o terceiro, o grande toiro da corrida que teve honras de volta a arena para o ganadeiro Joaquim Grave.

Foi o triunfador e passou assim a integrar o cartel da próxima corrida em Santarém, a Corrida da CAP, a 3 de Junho, ao lado de Rui Fernandes e João Ribeiro Telles, estando nessa tarde as pegas a cargo dos grupos de Santarém e Montemor e lidando-se em concurso seis toiros de distintas ganadarias.

Isto, notem bem, sem qualquer desprimor para Francisco Palha, outro figurão, que não teve um Grave tão bom como o de Moura Jr. e se viu a contas com três toiros nada fáceis, com os quais marcou também a tarde com lides de muito nível.

Os Graves, sérios, com teclas, a pedir contas, a incomodar, deram água pela barba aos valentes forcados de Santarém e de Évora - foi mesmo, pode dizer-se, uma das tardes mais duras dos últimos tempos para os valorosos rapazes das jaquetas de ramagens.

O primeiro toiro da tarde não fica na história dos gloriosos Amadores de Santarém. Ou fica. Pelo trabalhão que lhes deu. Francisco Graciosa, o futuro cabo, foi à cara do toiro oito vezes (!) e acabou por sair combalido, esperemos que sem nenhuma lesão de maior gravidade. O toiro acabou por ser pegado à décima por Caetano Gallego.

Por Santarém pegaram ainda Salvador Ribeiro de Almeida à segunda (terceiro toiro) e Francisco Cabaço - este na grande pega da corrida, ao quinto toiro, à primeira tentativa.

Pelos Amadores de Évora foram caras José Maria Passanha à terceira, o futuro cabo José Maria Caeiro à segunda, noutra grande pega e, por último, Ricardo Sousa com um pegão de levantar a praça, ao primeiro intento.

Dirigiu a corrida com o habitual acerto Marco Cardoso, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz. A corrida iniciou-se com um respeitoso minuto de silêncio em memória do Comendador Rui Nabeiro, tocando a Banda a seguir o Hino Nacional em sua homenagem.

A seguir, não perca todas as fotos das sequências das seis pegas (uma reportagem sensacional) e durante esta dia de segunda-feira leia ainda a detalhada análise de Miguel Alvarenga, veja os melhores momentos dos cavaleiros e as fotos dos Famosos que ontem encheram a Monumental de Santarém.

Fotos M. Alvarenga

Ganadeiro em triunfo: Joaquim Grave deu volta à arena no
terceiro fantástico toiro da tarde


Moura Jr. triunfador: simplesmente magistral!

Francisco Palha foi um digníssimo e aguerrido competidor do
triunfador Moura Jr.
Francisco Cabaço (Santarém): a pega da tarde ao quinto toiro
Ricardo Sousa (Évora): outro pegão ao sexto toiro