segunda-feira, 20 de março de 2023

Um dia em cheio! Não perca nada hoje aqui no "Farpas"!

Hoje não perca nada, fique por aqui, que vamos ter um dia em cheio. Depois de na madrugada desta segunda-feira aqui termos trazido as fotos da sequência da duríssima pega dos Amadores de Santarém, à décima tentativa, ao primeiro toiro de Murteira Grave ontem na "Celestino Graça" - não é todos os dias que um grupo consagradíssimo como este pega um toiro à 10ª e quase o deixa ir vivo aos currais, não fosse a condescendência e o respeito que o director de corrida Marco Cardoso demonstrou (passando um pouco ao lado dos tempos limites estipulados pelo Regulamento para uma pega...) pelo Grupo e por todo o seu glorioso historial... -, vamos a seguir mostrar as fotos das outras cinco pegas (Amadores de Santarém e Amadores de Évora).

Mais logo, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga ao mano-a-mano de João Moura Júnior (indiscutivelmente o número-um do toureio a cavalo - na foto de cima) com Francisco Palha (outro dos cavaleiros da frente); as fotos dos melhores momentos que ambos protagonizaram numa praça incrivelmente cheia fruto do extraordinário trabalho da Associação Sector 9 - e, mais tarde, veja todas as fotos dos Famosos que lá estiveram na tarde de ontem. Um dia mesmo em cheio!

Se ainda houve tempo hoje para isso, não perca também a grande reportagem fotográfica de José Canhoto do festival que este sábado se realizou em Vila Viçosa, onde os factos dominantes foram a presença da estrela televisiva Luciana Abreu na bancada a aplaudir Moura Caetano - e a vergonha de ter saído à arena no final um bezerro impróprio para consumo, com cara, mas sem esqueleto, para o amador Francisco Maldonado Cortes (foto de baixo). 

Embora tratando-se de um festival, não se tratava propriamente de um cavaleiro amador em início de carreira, mas antes de um jovem e valoroso ginete que vai a seguir fazer a prova de praticante em Santo Aleixo (8 de Abril) e que não se deveria ter sujeitado a tamanho vexame. O festejo acabou sob o signo da bronca, com o público pagante em revolta e em sonoro protesto, coisas que vão afundando a tauromaquia...

Fique connosco!

Fotos Maria Mil-Homens e José Canhoto