quarta-feira, 15 de maio de 2024

Bilheteiras da Monumental do Montijo abrem amanhã às 15 horas

É já amanhã! Abrem amanhã às 15h00 e encerram às 20h00 as bilheteiras da praça de toiros Monumental do Montijo, onde no sábado se realiza a primeira grande corrida da Temporada de Celebração - em que será sorteado um fantástico automóvel Fiat 500 entre os espectadores portadores de bilhete.

As bilheteiras voltam a estar abertas na sexta-feira no mesmo horário e no sábado, dia da corrida, abrem às 09h00.

Esta corrida de sábado 18 de Maio é a primeira da grande Temporada de Celebração no Montijo e nela vão comemorar-se os 65 anos da fundação do valoroso Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo - que aceitou o ousado desafio de enfrentar em solitário seis imponentes toiros da dura ganadaria Fernandes de Castro.

No Montijo, a expectativa é enorme para a tarde de sábado, em que vão actuar seis cavaleiros com estilos para todos os gostos: Luís RouxinolFilipe GonçalvesJoão Moura Jr.Marcos BastinhasDuarte Pinto e Joaquim Brito Paes.

Outro aliciante, para lá do diversificado cartel e sobretudo da actuação a solo dos Amadores da Tertúlia frente aos seis poderosos e imponentes toiros de Castro, é o facto de a empresa sortear um Fiat 500 entre os espectadores portadores de bilhete.

Compre o seu bilhete pelo telefone 300 501 989 ou através da Ticketline. Ou, já sabe: entre as 15h00 e as 20ho00 pode comprá-los nas bilheteiras da praça.

Estreia: Joaquim Brito Paes no sábado na Monumental do Montijo

A grande estreia no Montijo - Joaquim Brito Paes estreia-se no próximo sábado 18 de Maio na emblemática Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, no Montijo, na primeira fabulosa corrida da Temporada de Celebração. Vai perder esta grande corrida?

Compre o seu bilhete pelo telefone 300 501 989 ou através da Ticketline.

E não esqueça: pode ir para casa ao volante de um fantástico Fiat 500 - que será sorteado entre todos os espectadores portadores de bilhete.


No próximo sábado: todos com o Grupo de Forcados da Tertúlia do Montijo!

Os aficionados em geral, mas sobretudo os montijenses, aguardam com justificada expectativa pela corrida do próximo sábado na Monumental "Amadeu Augusto dos Santos", primeira da grande Temporada de Celebração na cidade do Montijo

E isso pelo facto de o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, um dos mais antigos do país, se ter disponibilizado a comemorar o seu 65º aniversário enfrentando em solitário seis poderosos e temidos toiros da dura ganadaria Fernandes de Castro. Não é todos os dias que um grupo de forcados se submete a um desafio deste calibre!

Este valoroso grupo de forcados teve origem no seio da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, onde foi fundado, tendo-se estreado a 3 de Maio de 1959 na praça da sua terra, a Monumental onde no próximo sábado vai celebrar 65 anos de existência. Lidaram-se nesse dia toiros das ganadarias de Santos Jorge e de José Samuel Lupi.

O cabo fundador foi Renato Dias e da primeira formação faziam parte João Rocilho, António Maria Rocha, António da Beira Russo, Jaime dos Santos, João Ramos, António Júlio Rocha, Francisco Feres, José Gato e Carlos Gato (foto de cima).

Em 1964 deu-se uma divisão no grupo, até então o único que existia no Montijo, dando origem ao Grupo de Forcados Amadores do Montijo - passando a haver dois grupos de forcados na cidade, ambos ainda existentes nos dias de hoje.

Com um grande historial de triunfos em Portugal, mas também em arenas de Espanha e de França, o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo teve dez cabos ao longo da sua história: Renato Dias, o cabo fundador, que comandou o grupo de 1959 a 1967; Joaquim Vidigal, que foi cabo entre 1967 e 1969, voltando a chefiar o grupo numa segunda fase, entre 1973 e 1976; Eduardo Carvalheira (1969-1970); Domingos Baptista (1970-1971); Manuel Lourenço (1971-1973); Américo Moreira (1976-1993); Joaquim Manuel Restolho (1991-1994); João Luis Branquinho (1994-2007); Márcio Chapa (2007-2019); e Luis Carrilho, cabo actual, desde 2019 até aos dias de hoje.

O cartel da corrida de sábado na Monumental do Montijo (com início às 16h00) é composto por seis cavaleiros com estilos para todos os gostos: Luís RouxinolFilipe GonçalvesJoão Moura Jr.Marcos BastinhasDuarte Pinto e Joaquim Brito Paes.

Outro aliciante, para lá do diversificado cartel e sobretudo da actuação a solo dos Amadores da Tertúlia frente aos seis poderosos e imponentes toiros de Castro, é o facto de a empresa sortear um Fiat 500 entre os espectadores portadores de bilhete.

Compre o seu bilhete pelo telefone 300 501 989 ou através da Ticketline.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo, D.R. e M. Alvarenga

O ex-cabo Márcio Chapa e o actual, Luis Carrilho, no acto de
apresentação da Temporada de Celebração/2024 no Montijo




Finalmente! Rui Fernandes contratado para 22 de Agosto no Campo Pequeno

Em primeira mão: depois de quatro anos de ausência, marcados por encontros e desencontros e muitos desajustes no que respeita à questão monetária e também à constituição dos cartéis, o cavaleiro Rui Fernandes vai finalmente regressar este ano à Catedral do Toureio Nacional, a praça do Campo Pequeno - as empresas Ovação e Palmas e Toiros com Arte (gestoras em parceria da primeira praça do país) deverão a anunciar esta contratação nas próximas horas.

O negócio foi fechado ontem com o apoderado Andrés Caballero - e Rui Fernandes, o mais internacional dos toureiros portugueses nos últimos anos, virá a Lisboa na terceira corrida da temporada, a 22 de Agosto, ao lado de Francisco Palha e Miguel Moura com toiros da ganadaria Dr. António Silva (não estão ainda designados os grupos de forcados).

Estão assim praticamente rematados os quatro elencos da temporada lisboeta - não estando afastada a possibilidade da realização de uma quinta corrida com um "cartel brutal".

Na primeira corrida, a 4 de Julho, toureiam João Moura Jr., Marcos Bastinhas e António Telles Filho, pegam os forcados de Santarém e Montemor e lidam-se toiros da emblemática ganadaria Murteira Grave.

A segunda corrida, transmitida em directo para todo o mundo pelo canal espanhol OneToro, será a 8 de Agosto vai ter um cartel de seis cavaleiros, onde são já certos os nomes de Ana Batista, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e o rejoneador espanhol Andrés Romero, faltando designar o sexto cavaleiros e os três grupos de forcados, bem como a ganadaria.

Finalmente, a 6 de Setembro, será a corrida de despedida de Portugal de Pablo Hermoso de Mendoza, que vai repartir cartel com os veteranos António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol e com os Forcados Amadores de Lisboa, que actuam em solitário na celebração do seu 80º aniversário. Lidam-se toiros da ganadaria Charrua.

Foto D.R.

Duarte Pinto no sábado na Monumental do Montijo

O classicismo de Duarte Pinto marca importante presença no próximo sábado 18 de Maio na emblemática Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, no Montijo, na primeira grande corrida da Temporada de Celebração.

Compre o seu bilhete pelo telefone 300 501 989 ou através da Ticketline.

E não esqueça: pode ir para casa ao volante de um fantástico Fiat 500 - que será sorteado entre todos os espectadores portadores de bilhete.


64º Concurso de Ganadarias no domingo em Évora: uma tarde para a História, como sempre!

Na foto de cima, os dois importantes galardões - prémios de apresentação e de bravura - que no próximo domingo 19 de Maio vão ser disputados na Arena D'Évora por seis das principais ganadarias de Portugal e de Espanha no 64º Concurso de Ganadarias, o mais antigo e o de maior prestígio no calendário taurino nacional.

Em formato luso-espanhol, como já aconteceu em outras ocasiões, o Concurso de Ganadarias do próximo domingo em Évora conta com seis imponentes toiros (fotos em cima): defendendo a bandeira portuguesa, sairão à arena toiros de Palha, Murteira Grave e Passanha; em representação das ganadarias espanholas, virão toiros de Miura, Partido de Resina (ex-Pablo Romero) e Adolfo Martín.

Os empresários António Alfacinha e Carlos Ferreira apostaram num cartel de juventude e de futuro - com os cavaleiros Miguel Moura (triunfador da última temporada), Luís Rouxinol Júnior (que ganhou recentemente em São Manços o prémio da melhor lide precisamente num mano-a-mano com Miguel Moura) e António Telles Filho (que entrou no importante cartel do Concurso de Évora por ter sido o triunfador da última corrida do ano passado nesta mesma praça, onde competiu com Joaquim Brito Paes e Tristão Telles Queiroz num outro cartel de aposta na juventude).

E para pegar estes seis toiros de respeito, saltarão à arena eborense os forcados dos dois grande grupos do Alentejo: Montemor e Évora.

Uma tarde para a História - como sempre!

Tudo se conjuga para uma enchente no próximo domingo em Évora, mas ainda há bilhetes à venda e a bilheteira da praça de toiros estará aberta a partir desta quarta-feira entre as 15h00 e as 19h00. Pode também reservar os seus bilhetes pelo telefone 969 639 361.

Fotos D.R.


Ontem, 3ª feira: 13.283 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 3 248
Visualizações 
de página de ontem
13 283
Visualizações de páginas 
no último mês
401 514
Histórico total 
de visualizações 
de páginas
44 381 298


terça-feira, 14 de maio de 2024

Sábado no Montijo: empresa reforça número de ambulâncias para fazer face a possíveis acidentes com forcados

Última Hora - A empresa Toiros com Arte está a envidar todos os esforços para conseguir um reforço de ambulâncias no próximo sábado de serviço à Monumental do Montijo para conseguir dar resposta pronta a eventuais acidentes que possam ocorrer, sobretudo com os forcados, dado o facto de se lidarem seis imponentes toiros de uma das ganadarias mais duras e mais temidas do país, a de Fernandes de Castro (fotos dos imponentes toiros em baixo).

Esta corrida de sábado 18 de Maio é a primeira da grande Temporada de Celebração no Montijo e nela vão comemorar-se os 65 anos da fundação do valoroso Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo - cujo cabo Luis Carrilho aceitou o ousado desafio de enfrentar em solitário os seis toiros de Castro, muito embora, no acto de apresentação da corrida, tenha assumido que não se trata de tarefa fácil.

"Às vezes é complicado pegar dois toiros, quando mais seis e de uma ganadaria como esta" - reconheceu o valente forcado (na foto de cima, quando não era ainda cabo, numa grande pega na Monumental do Montijo na tarde de 23 de Setembro de 2018, que brindou a Francisco Costa e Miguel Alvarenga).

No Montijo, a expectativa é enorme para a tarde de sábado, em que vão actuar seis cavaleiros com estilos para todos os gostos: Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Joaquim Brito Paes.

Outro aliciante, para lá do diversificado cartel e sobretudo da actuação a solo dos Amadores da Tertúlia frente aos seis poderosos e imponentes toiros de Castro, é o facto de a empresa sortear um Fiat 500 entre os espectadores portadores de bilhete.

Ao que apurámos, a empresa gestora da Monumental (que se estreia nessas funções este sábado), a Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva, está a fazer todos os esforços junto das corporações de Bombeiros mais próximas e a tentar os possíveis e os impossíveis para conseguir reforçar o número de ambulâncias e de equipas médias disponíveis para estar de serviço no sábado a esta corrida.

"Não vamos augurar nenhuma tragédia, mas a verdade é que, com estes toiros e com um só grupo de forcados, estamos perante uma corrida de alto risco e a empresa quer salvaguardar todas as situações e assegurar o bem estar e a tranquilidade de todos os intervenientes" - comenta-se no Montijo, onde é muita a expectativa para a corrida deste sábado.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo







Marcos Bastinhas no sábado na Monumental do Montijo

O vibrante e emotivo Marcos Bastinhas estará no próximo sábado 18 de Maio no Montijo, na primeira grande corrida da Temporada de Celebração.

Compre o seu bilhete pelo telefone 300 501 989 ou através da Ticketline.

E não esqueça: pode ir para casa ao volante de um fantástico Fiat 500 - que será sorteado entre todos os espectadores portadores de bilhete.

Famosos no domingo em Salvaterra de Magos

José Rafael Duarte e sua Mulher, Sandra, os anfitriões de um
magnífico almoço no domingo em Salvaterra na tertúlia de sua
casa. Em baixo, José Rafael com os restantes companheiros da
comissão de gestão da praça de toiros: António Manuel Silva,
José da Costa e Luis Pires dos Santos

E terminamos a série de reportagens sobre a grande corrida de domingo em Salvaterra de Magos com a publicação das fotos dos muitos Famosos que ali encontrámos em tarde de praça cheia.

A festa, para nós, começou com um agradável e muito bem servido almoço em casa do simpático casal Sandra e José Rafael Duarte, membro (juntamente com José da Costa, António Manuel Silva e Luis Pires dos Santos) da dinâmica comissão que desde o ano passado gere esta centenária praça ribatejana.

De José Rafael Duarte ficou a lembrança de um prometido almoço de galinha do campo com o nosso querido e sempre lembrado amigo Emílio, que tínhamos combinado e, infelizmente, não se chegou a realizar - e cuja preparação, ao tempo, ele agora nos recordou.

Um almoço fantástico marcado pela simpatia e a arte de bem receber do casal anfitrião, na companhia de bons amigos, entre os quais os restantes elementos da comissão acima referidos, Luis Miguel Pombeiro, os bandarilheiros Duarte Alegrete, Cláudio Miguel e Gonçalo Veloso, o director de corrida Fábio Costa, o médico veterinário José Luis da Cruz, o aficionadíssimo Alberto Barradas, o estreante repórter fotográfico Nelson e outros mais.

Fotos M. Alvarenga

E agora, ao grupo juntou-se Alberto Barradas (à esquerda)


Domingo, um dia bem passado na bonita e tão
bem cuidada praça de Salvaterra de Magos
Olha o nosso querido amigo Rui Bento!
E agora o famoso Zeca Pereira, glória dos Forcados - que,
como poucos, se pode gabar de ter vestido as jaquetas
dos grupos de Santarém, de Montemor e de Lisboa! Olé!
Elas & Ele pediram para ser fotografados para o "Farpas"! E
foram! Também têm direito!
Carrinha da publicidade de Portalegre...
... e a carrinha de publicidade de Azambuja. Estavam lá todas!
Três glórias da forcadagem: Joaquim Mendes, Sérgio Manuel
de Sousa Ricardo e João Costa "Platanito"
João Anão, Guilherme Pombeiro e Luis M. Pombeiro (sempre
em comunicação telefónica)
Luís Rouxinol... a caminho do triunfo!
M. Alvarenga e Joaquim Mendes: recordando a digressão dos
Forcados Lusitanos ao México em 1981
Toureiro & artesão: Francisco Palhota (à esquerda)
João Santos Andrade (ganadaria Prudêncio), presidente da
Associação de Ganadeiros
Dr. Patacho de Matos, reputado médico veterinário
Dália Madruga
Os maiorais João Inácio "Janica" e Joaquim Manuel
Vanda Ferreira e Miguel Félix
A Direcção de corrida esteve presidida por Fábio Costa,
assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz. E
José Henriques foi o cornetim em Salvaterra
O nosso respeito, a nossa homenagem aos Toureiros de Prata:
Manuel dos Santos "Becas", Cláudio Miguel e João Bretes
Duarte Alegrete, Gonçalo Veloso e António Telles Bastos
Dois ilustres ganadeiros: João Ramalho e João Santos Andrade
Ana Batista, Luís Rouxinol e Marcos Bastinhas
Ex-cabo do GFA do Ribatejo: Rui Souto Barreiros e sua Mulher
António Telles Filho esteve em Salvaterra como representante
da ganadaria da família Ribeiro Telles
Rui Bento e seu filho Rui Pedro
Momento nas cortesias: Ana Batista
A Banda que abrilhantou a corrida
Passagem de testemunho no comando do GFA do Ribatejo: 
despediu-se Pedro Espinheira, entrou Rafael Costa


Tarde de muitas recordações com antigos forcados de novo
fardados
O ilustre ganadeiro Engº Jorge de Carvalho assistiu à corrida 
com a filha Raquel e os dois netos
Fernando Clemente
Duarte Alegrete
António Ribeiro Telles Bastos
João Anão e Luis Miguel Pombeiro
José Rafael e Marcos Bastinhas
Glórias do GFA do Ribatejo: Manuel Cardoso "Manda-Chuva" e 
Rui Souto Barreiros
Duarte Alegrete e Luis Rouxinol Jr. (em filmagens!)
Cláudio Miguel
Pais & Filhos: Luís Rouxinol e o júnior, Rui Bento e o júnior
Gonçalo Veloso, Bastinhas, José Prates e António Telles Filho
Tarde de azar: Pedro Canas Vigouroux ganhou o concurso de
ganadarias da véspera em Montemor. Domingo, em Salvaterra,
o seu toiro saiu congestionado e foi devolvido aos currais
Drª Helena Lucas
Dr. Vasco Lucas
Raquel de Carvalho
O nosso amigo Manuel Paim sofreu uma queda e anda com um
braço ao peito. As melhoras!
João Ramalho, o ilustre ganadeiro de Salvaterra de Magos


A última volta à arena de um grande Forcado: adeus, Pedro
Espinheira!
Comissão gestora da praça de Salvaterra homenageou Pedro
Espinheira na hora da despedida


Emoção na arena na hora do adeus: o abraço de José Espinheira
a seu filho Pedro
Luis Rouxinol
Gonçalo Veloso
José Jorge Pereira
Ana Batista
António Prates e sua namorada, Miana R. Telles
Ana Batista e, na trincheira, o seu apoderado António Manuel
Silva (à esquerda) e o seu marido, Orlando Vicente (à direita)

Miguel Calçada, o repórter fotográfico que é Chefe de Imprensa
do Maestro José Maria Manzanares
João Bretes
Claudio Miguel e Marcos Bastinhas
Boa disposição reinante entre os ganadeiros na hora do anúncio
dos vencedores do concurso: Dr. António Silva (bravura) e Engº
Jorge de Carvalho (apresentação)
Miguel Alvarenga e o bandarilheiro Nuno Silva
"Rubio", que este ano cumpre 20 anos de
alternativa
Alvarenga & Pombeiro: acabou a tourada, rumo a Lisboa!