Caros visitantes do "Farpas Blogue",
Quer através da calúnia, quer através da injúria e mesmo da mentira, o site "Tauromania" andou nos últimos meses entretido a dizer mal do jornal "Farpas" - umas vezes mais ponderada e educadamente, pela pena de Rodrigo Corrêa de Sá; outras, mais brusco e sem evidenciar o mesmo berço, nem a mesma forma de criticar, pela de Diogo Palha.
Aceitámos sempre - e mais que isso, respeitámos - as posições de ambos, contrárias ao "Farpas". Não obrigamos ninguém a gostar de nós. Aceitamos e compreendemos que haja quem não goste.
Esta semana, aqui no "blogui", insurgimo-nos contra o facto de, mais que uma vez, o referido site vir aqui "gamar" fotos e as dar à estampa, sem referir os autores das mesmas e o espaço de onde foram subtraídas, em total e absoluto desrespeito pelas mais elementares regras deontológicas do jornalismo (não sabem o que isso é, mas também não admira, não são jornalistas, são forcados).
Reafirmamos o que anteriormente dissemos: autorizamos a utilização de material do "blogui, e autorizamo-la ao site "Tauromania" (estamos aqui para servir a Festa e todos precisamos uns dos outros), mas ao menos que respeitem as regras, que mencionem a fonte. É o mínimo que se pode exigir. Ou antes, pedir.
Hoje mesmo, em comunicado assinado pelos sócios, o site "Tauromania" volta a brindar-nos com impropérios e acusações. Não respondemos. Não descemos tão baixo. Votamo-los, também, ao desprezo. A partir de agora. Ficamos assim quites.
Não sabemos quem são, nem quantos são, os sócios da "Tauromania". Conhecemos apenas o José Potier e o Rodrigo - contra os quais, a nível pessoal, nada nos move. Pelo contrário. Criticámos posições de Potier enquanto presidente da ANGF, nunca como pessoa. Aceitámos as posições anti-"Farpas" de Rodrigo, pela ponderação e a educação com que as soube sempre fazer. Os outros, não conhecemos, não sabemos quem são.
Lamentamos a forma menos correcta com que hoje se referem ao "Farpas" jornal, ao "Farpas" blogue e ao director do mesmo. Pode ser que utilizemos os meios que a lei nos proporciona para, no local certo, trocarmos "impressões" sobre o caso. Ou talvez não valha a pena perder tempo.
Lamentamos ter deixado os sócios do "Tauromania" à beira de um ataque de nervos. Mas não temos culpa de sermos melhores. Ou de eles serem piores.
Nós não pegamos toiros - porque não temos a coragem, nem a valentia, nem a alma, nem a raça que eles tiveram para o fazer, enquanto foram forcados.
Eles também não deviam brincar ao jornalismo. Porque não têm o talento, nem a inteligência, nem a experiência e muito menos o traquejo que nós temos.
Estamos quites?
Abraço, Potier e Rodrigo. Portem-se bem, que eu vou tentar fazer o mesmo. Desculpem qualquer coisinha. Eu desculpo também!
Miguel Alvarenga e os sócios do "Farpas Blogue"
Foto D.R.