O cavaleiro Paulo Caetano é o inventor de uma nova sela à portuguesa (na foto), que já está sendo comercializada pela conceituada empresa espanhola "Zaldi". Caetano apresentou hoje o seu inovador modelo - que estava em segredo há alguns meses - em exclusivo aos dois mais importantes espaços taurinos da net, o "Farpas Blogue" e o "Toureio.com".
"Julgo ser uma inovação de importância fundamental nas perfomances dos cavalos de toureio, equitação de trabalho e equitação tradicional em geral", afirma Paulo Caetano, cujo filho, João Moura Caetano, já toureou em Portalegre e em Espanha este ano utilizando estas selas, que foram baptizadas pela "Zaldi" com o nome do cavaleiro português - "sela Paulo Caetano".
"A nova sela - acrescenta o toureiro que a inventou - pesa substancialmente menos que os modelos tradicionais, permitindo uma melhor perfomance dos cavalos e também um maneio muito mais fácil, no que diz respeito a aparelhar e desaparelhar. Para além do vaso ser em fibra de carbono, tendo por isso uma maior resistência e segurança, a sua configuração origina uma melhor adaptação ao dorso do cavalo, permitindo ao mesmo tempo uma maior comodidada e uma melhor posição em sela".
Quanto aos materiais, explica Paulo Caetano, "são laváveis em todas as superfícies, tanto a nível superior como inferior da sela, o que constitui também uma enorme inovação".
A "Zaldi", que é a mais prestigiada fábrica de arreios espanhola, fabricou o modelo sob orientação do próprio Paulo Caetano e já está neste momento a comercializá-lo, aceitando encomendas.
Mais informa Paulo Caetano que as selas podem ser testadas pelos interessados nas suas próprias instalações.
Fotos João Dinis e D.R.