Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Os olhos (e as esperanças) da afición estavam postos na figura de Morante de la Puebla, que regressava a Madrid depois da sua antológica faena na Isidrada, mas quis o destino que a tarde de sexta-feira passada fosse de Luis Francisco "Esplá", o veterano diestro de Alicante, de 52 anos, que debutou com picadores em Santa Cruz de Tenerife a 22 de Dezembro de 1974 e em 23 de Maio de 1976 recebeu a alternativa em Saragoça, apadrinhado por Paco Camino e com o testemunho de "Niño de la Capea", confirmando-a em Madrid a 19 de Maio de 1977 com Curro Romero de padrinho e Paco Alcalde de testemunha.
Foi este mesmo "Esplá" o toureiro que sexta-feira encantou Madrid naquela que era a sua última tarde em Las Ventas, na temporada em que anuncia a despedida das arenas. Toureou ao longo da sua carreira 86 tarde em Madrid e saíu cinco vezes em ombros pela porta grande.
O toiro de Victoriano del Rio foi nobre e bravo, mas "Esplá" esteve imponente. Uma faena de maestria e classe, de arte e de temple, premiada com duas orelhas e saída em ombros após duas calorosas voltas à arena, depois de no primeiro toiro ter escutado silêncio.
Morante (assobios nos dois toiros) e Castella (silêncio em ambos) foram destas vez meros espectadores da apoteose de Luis Francisco "Esplá". Um adeus de luxo ao Maestro!
Fotos Ricardo Relvas