sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Espanha: toureiros pedem audiência a Zapatero
Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - As máximas figuras do toureio querem levar as suas reivindicações e as suas preocupações sobre a Festa ao Palácio da Moncloa e já pediram uma audiência ao primeiro-ministro José Luis Zapatero.
"El Juli", Miguel Ángel Perera e José Maria Manzanares são os três diestros que de momento assumiram maior protagonismo em defesa da Festa, junto a alguns apoderados e empresários do sector.
Pretendem que o chefe do governo espanhol tome medidas por forma a proteger o que consideram um bem de interesse cultural e turístico - a tauromaquia.
Os toureiros não se conformam apenas com a entrevista que está agendada para inícios de Setembro com a ministra da Cultura, Ángeles González-Sinde e querem chegar a Zapatero.
Entretanto, a Imprensa espanhola noticiou também nestes dias um encontro secreto havido entre os toureiros e o porta-voz do Partido Popular no Senado, Pío García-Escudero.
Por outro lado, figuras históricas do toureio espanhol como Paco Camino, "El Niño de la Capea" e José Miguel Arroyo "Joselito", continuam a reclamar uma tomada de posição do rei Juan Carlos face aos ataques contra a Festa e à proibição das touradas na Catalunha. O monarca mantém-se imparcial, apesar de ser reconhecidamente aficionado.
Na foto, a fotomontagem que circula em Espanha, mostrando um toiro a ser degolado e a presumível satisfação do primeiro-ministro e de deputados anti-taurinos.
Foto D.R.