quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Portugueses brilham em Espanha


João Moura Jr. continua em pleno na sua grande e triunfal temporada espanhola.
No sábado, 11 de Setembro, cortou duas orelhas em Villarubia de los Ojos e saíu em ombros, numa tarde em que repartia cartel com os rejoneadores Sérgio Vegas (ovação e duas orelhas) e Sérgio Domínguez (uma orelha e silêncio). Os toiros pertenciam a Hernández Plá.
No dia seguinte, em Valência de San Juan (León), foi ovacionado no primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo. Alternou com Curro Bedoya (ovação em ambos, com avisos) e Manuel Lupi (ovacionado nos dois). Lidaram-se toiros de Sánchez Flores e um sobrero complicado de Yerbabuena.
Segunda-feira prosseguiu a sua maratona diária de corridas em Espanha actuando em Los Yebenes (Toledo), onde foi premiado com ovação do primeiro toiro (ganadaria de Pilar Población) e duas orelhas no segundo, conquistando nova e triunfal saída em ombros ao lado de Martín Burgos (três orelhas) e Sérgio Galán (duas orelhas).
Ontem, em Tordesillas, Moura Jr. cortou mais duas orelhas no seu segundo toiro (de Cobaleda) depois de ter sido ovacionado no primeiro. Completaram cartel os espanhóis Mariano Rojo (duas orelhas e volta à arena) e "El Cartegenero" (duas orelhas e rabo no primeiro e uma no segundo).
Também Francisco Palha (foto da esquerda) somou nos últimos dias importantes triunfos em Espanha.
No sábado em Simancas (Valladolid), actuando como único cavaleiro, deu volta no primeiro toiro (ganadaria de Hermanos Zorita) e cortou uma orelha ao segundo. Alternou com os novilheiro Miguel Jiménez (silêncio no primeiro novilho e duas orelhas e rabo simbólicos no segundo, que indultou) e Angelino de Arriaga (silêncio e uma orelha).
Domingo, em Yepes (Toledo), Palha cortou duas orelhas no primeiro toiro e saíu em ombros. No segundo deu volta com forte petição de orelha. Pertenciam os toiros à ganadaria portuguesa de Couto de Fornilhos e com o ginete luso, máximo triunfador da tarde, alternaram os espanhóis Mariano Rojo (palmas e silêncio) e Roberto Armendáriz (silêncio e volta com petição de orelha).
Ontem, em Aranda del Duero (Burgos), Francisco Palha voltou a ser triunfador ao cortar duas orelhas no seu segundo toiro (de Los Bayonnes) depois de ter dado volta com fortíssima petição de orelha no primeiro. Alternou com Javier San José (silêncio e assobios) e Noélia Mota (volta e duas orelhas).
Também o praticante Mateus Prieto voltou a triunfar em Espanha, desta vez em Medellín, no domingo, onde cortou duas orelhas e um rabo actuando como único cavaleiro pela frente dos matadores Óscar Higares (duas orelhas) e Canales Rivera (ovação).

Fotos João Dinis e D.R.